Certificado Digital   Clique na Imagem

Para que servem os Certificados Digitais

O que é?

O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar transações bancárias com mais segurança. A instituição bancária possui certificado para autenticar-se junto ao cliente, assegurando que todas as transações estão sendo enviadas para o servidor do banco. Já o cliente, realizando operações via banco online, também tem uma chave de acesso que comprova sua identidade perante o banco.

Segmentos da economia que utilizam a certificação em suas atividades:


•Receita Federal do Brasil ;
•Área financeira e contábil;
•Poder Judiciário;
•Saúde;
•Educação.

Benefícios da certificação digital:


•Economia de tempo e redução de custos;
•Desburocratização de processos;
•Validade jurídica nos documentos eletrônicos;
•Possibilidade de eliminação de papéis;
•Autenticação na Internet com segurança.

 

Por que você precisa de um certificado digital?

Para assinar eletrônicamente um CPF *
Indicado para pessoa física

Para assinar eletrônicamente um CNPJ *
Indicado para empresas

Para assinar a emissão das Nota fiscal da empresa *
Indicado para empresas que emitem nota fiscal diariamente

Para um Site ou E-commerce *
Para aumentar a credibilidade do seu site. Todas as informações do seu site serão criptografadas

Para um Software *
Indicado para empresas que possuem softwares a serem distribuídos pela Internet e desejam garantir a integridade do código desses programas ou aplicativos.

Para o SPB PROD (Um sistema de pagamento Brasileiro de acordo com o Banco Central) *
Para a participação das instituições no Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), o Banco Central determinou uma série de procedimentos de segurança, entre eles a necessidade de certificado digital específico: o Certificado SPB.

Para o CCS PROD (Operações de cadastro de clientes do sistema financeiro nacional) *
Indicado para instituições financeiras que realizam operações referentes ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS).

 

Do que você precisa?

e-CNPJ A1

Tem validade de 1 ano e é armazenado no próprio computador do cliente (não precisa de cartão, leitora ou token).

e-CNPJ A3

O e-CNPJ A3 é a versão eletrônica do CNPJ. Permite realizar operações de pessoa jurídica que necessitem de certificado digital, como a Receita Federal e Conectividade Social. O documento digital do tipo A3 é válido por até 3 anos e é gerado e armazenado em dispositivo portátil – Cartão Inteligente ou Token USB.

 

e-CPF A1


O e-CPF A1 é a versão eletrônica do CPF. Indicado para quem necessita de um certificado digital com menor prazo de validade e não necessita da portabilidade do certificado do tipo A3. É armazenado no próprio computador do titular e tem validade de 1 ano.

e-CPF A3

O e-CPF A3 é a versão eletrônica do CPF. Permite realizar operações de pessoa física e, caso represente empresa na Receita Federal, pode também realizar operações de pessoa jurídica. O documento digital é armazenado em dispositivo portátil – Cartão Inteligente e Token USB e tem validade de 2 ou 3 anos. 

Fonte: Serasa

Notícias

STJ terá sete novos ministros até o meio do ano

Extraído de JusClip STJ terá sete novos ministros até o meio do ano 14/03/2011 A presidente Dilma Rousseff deve indicar esta semana três novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça. Dilma recebeu há um mês, do STJ, três listas tríplices com nomes de advogados que ocuparão o cargo de...

Descoberta de traição após núpcias não enseja anulação do casamento

Extraído de Arpen SP TJ-SC - Descoberta de traição após núpcias não enseja anulação do casamento A 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça manteve sentença da comarca de Itajaí, que julgou improcedente o pedido de anulação de casamento ajuizado por uma mulher que descobriu ter sido traída...

Repercussão geral

  STF julgará indulto e suspensão de direitos políticos Os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam que existe repercussão geral na discussão sobre a constitucionalidade ou não da extensão do indulto a medida de segurança decretada em relação a acusado considerado perigoso e submetido...

Distribuidora não pode vender a posto de concorrente

Extraído de domtotal 10/03/2011 | domtotal.com Distribuidora não pode vender a posto de concorrente Postos que firmam contrato de exclusividade com uma distribuidora de combustíveis estão obrigados a adquirir e revender os produtos apenas da empresa contratante. A decisão é da 15º Vara Federal do...

Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF

Quinta-feira, 10 de março de 2011 Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4571) com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual contesta...

STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos

09/03/2011 - 16h06 DECISÃO STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que reconheceu a união estável, pelo período de 18 anos, de um casal cujo homem faleceu, bem como a partilha dos bens...