"Educação: Vetor do progresso social"

 

22/03/2011 - 13h39

'Desigualdade das escolas é o berço da miséria e da fome', diz Cristovam 

"Ou colocamos a educação como vetor do progresso social, com escola igual para todos, ou não teremos sucesso na erradicação da fome e da miséria", afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para ele, a desigualdade entre as escolas onde estudam os filhos dos ricos e onde estudam os filhos dos pobres é "o berço" da pobreza no país.

- Não acredito que exista no mapa da fome alguém que tenha o segundo grau completo. Se houver é porque essa pessoa teve algum acidente na sua vida que o desviou, o levou a morar na rua. Senão, não passa fome - disse.

Em debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre o combate à fome e à miséria, Cristovam lamentou que a valorização da educação como vetor de desenvolvimento encontre resistência nas elites brasileiras, por não quererem "que seus filhos tenham dificuldade de obter boas colocações".

Também a senadora Ana Rita (PT-ES) destacou a importância da educação para garantir oportunidades capazes de promover a superação da pobreza. Ela elogiou a presidente Dilma Rousseff por incluir a educação entre as prioridades de seu governo. Também lembrou ações da presidente no sentido de adequar os critérios de ingresso no programa Bolsa Família e de promover reajuste no valor dos benefícios.

- Bolsa família e salário digno são medidas fundamentais para que possamos combater a miséria, combater a fome e, automaticamente, enfrentarmos a violência que aflige tantas famílias brasileiras - disse a senadora.

"Precariedade Absoluta"

Antes do encerramento dos debates, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) alertou sobre situação enfrentada por famílias que moram em torno do polo industrial de Barcarena, no Pará, que vivem em situação de "precariedade absoluta".

- São várias comunidades, famílias inteiras sem dentes, com pele escamada como se fossem bichos, por conta da poluição e do abandono ­- disse, ao pedir medidas urgentes do governo federal e do governo do Pará para atender essas famílias.

Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
 

Notícias

Herança digital e planejamento sucessório

Herança digital e planejamento sucessório Luiz Gustavo de Oliveira Tosta No universo digital, legado também se planeja. Influenciadores e profissionais de mídia precisam proteger sua herança online com estratégia jurídica e visão sucessória. domingo, 6 de abril de 2025 Atualizado em 4 de abril de...

Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado

Dignidade garantida Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado 1 de abril de 2025, 12h57 Para o juiz, o dono da loja tem condições financeiras suficientes para não ficar desamparado. Ele determinou, então, a penhora do imóvel, e destinou 50% do valor à autora da ação. Confira em...

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois Marcia Pons Mais do que divisão de bens, o pacto antenupcial tornou-se uma escolha consciente de casais modernos que valorizam autonomia, planejamento e vínculos duradouros. domingo, 30 de março de 2025   Atualizado em 28...

Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio

LAÇOS ROMPIDOS Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio Rafa Santos 28 de março de 2025, 8h23 Ao analisar o caso, o desembargador acolheu os argumentos da autora. “Antes da Emenda Constitucional n. 66/2010, a Constituição exigia separação judicial ou de fato antes da...