101 sugestões para melhorar o país

02/04/2014 - 09h30 Comissões - Infraestrutura - Atualizado em 02/04/2014 - 09h30

Relatório final do Fórum de Infraestrutura contém 101 sugestões para melhorar o país  

Rodrigo Baptista

O relatório final do 1º Fórum Nacional de Infraestrutura, promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) nos dias 27 e 28 de março, inclui 101 sugestões destinadas ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário nos diferentes âmbitos da federação. O documento, que engloba propostas concretas para áreas como energia elétrica, mineração e transportes, foi apresentado nesta quarta-feira (2) pelo presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Desse total, 78 são recomendações das sete mesas redondas que reuniram ministros, senadores e outras autoridades. Incluem 14 anteprojetos que poderão ser transformados em propostas de emenda à Constituição (PECs) e projetos de lei, além de indicações de mudanças na infraestrutura do país e solicitação de estudos da Consultoria Legislativa do Senado.

— Minha convicção hoje é de que este Fórum produziu um caderno de instrumentos de contribuição para que o Brasil, por meio de ações, medidas e iniciativas dos Poderes da República, possa construir o espaço seguro a que me referi na abertura do evento. No caso, o intuito desta construção é o de permitir ao país atrair investimentos e promover mais adequadamente seu desenvolvimento econômico e social, campos esses em que a infraestrutura exerce papel predominante – disse Collor.

Energia elétrica

Entre as propostas e recomendações para o setor de energia elétrica e combustíveis, está a redução dos tributos incidentes sobre a conta de luz, especialmente PIS/Confins e ICMS; e a revisão da política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras, apontada no documento como prejudicial à economia nacional.

O texto também propõe aprimorar a gestão do processo de licenciamento ambiental pela criação de um fórum que congregue representantes de todos os órgãos responsáveis pela outorga de licenças (órgãos estaduais de meio ambiente, Iphan, ICM-Bio, Secretaria de Vigilância em Saúde, Funai, Fundação Palmares), com participação do Ministério Público. O objetivo é compatibilizar os prazos de licenciamento com o planejamento setorial.

Mineração

Na área de mineração, o relatório propõe a criação de uma agência reguladora, nos moldes de outras como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Outra sugestão é apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trate da flexibilização ou extinção do monopólio da União sobre a pesquisa, lavra e comércio dos minerais nucleares.

Telecomunicações

Na área de telecomunicações, incluem-se recomendações como privilegiar a cobertura, o preço para o consumidor e a qualidade dos serviços em detrimento da arrecadação nos editais de licitação das faixas de frequência para a quarta geração de telefonia móvel (4G). Outro ponto levantado no documento é a regulamentação, no âmbito do Marco Civil da Internet, de ações de segurança cibernética, dispondo sobre a atuação conjunta de militares, policiais e empresas de telecomunicações no compartilhamento de informações gerenciais e de segurança sobre a rede.

Transportes de carga

Assegurar a disponibilidade de engenheiros no corpo técnico dos órgãos do Executivo em qualidade e quantidade necessárias para enfrentar os desafios da área é uma das sugestões listadas no relatório final do Fórum de Infraestrutura. Outra recomendação é simplificar a competitividade da navegação interior.

Transporte de passageiros

No setor de transporte de passageiros, o relatório sugere a apresentação de uma PEC para tratar do aumento do limite de participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas, como forma de promover a redução de custos.

O barateamento do preço das passagens em transportes coletivos como ônibus, trens e metrô também é uma preocupação manifestada no documento. Uma das sugestões para se alcançar esse objetivo é alterar a legislação da CIDE-combustíveis, de forma que os recursos sejam destinados para esse fim.

Saneamento, abastecimento de água e irrigação

Uma das recomendações para a área de saneamento, abastecimento de água e irrigação é a elaboração de uma Política Nacional de Segurança Hídrica voltada para a construção e o gerenciamento de reservatórios de usos múltiplos.

Após a leitura do relatório, foi concedida vista coletiva. Segundo Collor, os senadores analisarão o texto na próxima reunião, marcada para quarta-feira (9). Já no dia 16, os anteprojetos sugeridos serão distribuídos a relatores e, se aprovados posteriormente pela comissão, serão apresentadas como propostas de autoria da CI e iniciarão sua tramitação na Casa.

 

Agência Senado

Notícias

Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada

Derrota dos estados Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada 30 de outubro de 2024, 21h22 A rejeição do Congresso Nacional em dispor no texto da lei sobre a incidência do ITCMD nos planos de VGBL é um bom indicativo de que a pretensão dos estados não deve ser...

Consequências da venda de lote desprovido de registro

Opinião Consequências da venda de lote desprovido de registro Gleydson K. L. Oliveira 28 de outubro de 2024, 9h24 Neste contexto, o Superior Tribunal de Justiça tem posição pacífica de que o contrato de compromisso de compra e venda de imóvel loteado sem o devido registro do loteamento é nulo de...