Advogados do interior não irão precisar se deslocar até a sede do TRT

Sexta, 11 de maio de 2012, 09h45

J. do Trabalho / TELECONFERÊNCIA
 

TRT inicia testes com sustenção oral por meio virtual

Advogados dos municípios de Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop serão os primeiros a participarem dos testes

Divulgação/Midiajur

Testes devem acontecer ainda em 2012, garante presidente do TRT

LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) deve começar neste ano a fazer os testes para que advogados possam fazer a sustentação oral nas sessões do Pleno sem a necessidade de se ausentar do escritório ou do município de origem. O mecanismo utilizado será por meio da teleconferência.

De acordo com o presidente do TRT, desembargador Tarcísio Valente, a experiência deverá começar por três cidades. “Vamos fazer a experiências com os foros de Rondonópolis, Sinop e Tangará. Da sede da OAB ou do próprio escritório, o advogado poderá sustentar oralmente para os desembargadores aqui nas turmas [em Cuiabá]”, explicou.

Ainda de acordo com ele, essa inovação é um caminho sem volta. “Estamos na vanguarda e no caminho para o futuro e isso é irreversível. Todos terão que perseguir essa trajetória, não há retrocesso, é uma realidade”, garante.

Os testes ainda não tem prazo para começarem, entretanto, o desembargador acredita que esse processo deve ser desencadeado no segundo semestre de 2012.

Vantagens

A principal vantagem desse processo será para as partes e para os advogados do interior que não irão mais precisar se deslocar até a sede do TRT, localizado na Capital, para fazer as sustentações orais em sessões de julgamentos. Uma economia de tempo e recursos financeiros, o que pode, inclusive, baratear os custos para as partes envolvidas no processo.

Extraído de MidiaJur

Notícias

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...