Anibal Diniz destaca nova tecnologia para reduzir custo da banda larga

Anibal Diniz destaca nova tecnologia para reduzir custo da banda larga

Da Redação | 05/09/2014, 18h21 - ATUALIZADO EM 06/09/2014, 12h35     

O senador Anibal Diniz (PT-AC), responsável pela avaliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), voltou a criticar, nesta sexta-feira (5), o custo das conexões de internet no país, que pode chegar a mais de R$ 2 mil por mês em localidades do Acre.

— Naturalmente, esse preço inviabiliza o uso da banda larga por seus moradores, que perdem também pela falta de acesso à informação, à cultura, à educação e à saúde - disse.

A solução, segundo o senador, podem ser as recentes evoluções tecnológicas, como a banda Ka, que permitirão uma maior exploração dos recursos de satélites para atender, em prazo razoável, às áreas rurais e às localidades mais isoladas. Ele explicou que essas tecnologias foram defendidas por especialistas no 14º Congresso Latino-Americano de Satélites, realizado no Rio de Janeiro, nesta quinta (4) e sexta-feira (5).

Anibal Diniz, que participa do evento, observa que o mercado brasileiro de satélites é um dos mais atrativos do mundo. Ele acredita que a utilização dessa tecnologia pode superar obstáculos no atendimento da internet em banda larga, além de baratear o custo para os consumidores.

Segundo participantes do encontro, com os satélites operando em banda Ka seria possível levar internet diretamente aos domicílios dos consumidores por cerca de R$ 200 mensais.

Para o senador, o uso de satélites e da banda Ka vão permitir resultados mais expressivos no programa de banda larga brasileiro. No entanto, apontou os desafios para o crescimento do mercado brasileiro.

— Problemas de ordem regulatória e a injusta estrutura tributária, além dos anacrônicos procedimentos de licenciamento de estações, são alguns dos gargalos que, no mínimo, burocratizam a atividade do setor, gerando menos eficiência e dificultando uma atuação e investimentos mais agressivos — disse.

Informações divulgadas durante o 14º Congresso Latino-Americano de Satélites apontam que no Brasil, assim como em todo o mundo, é crescente o uso de satélites para televisão.

De acordo com o presidente do evento, Rubens Glasberg, a alta definição exige cada vez mais bandas de satélite.

— Logo mais você vai ter a ultra-alta definição 4K, que vai exigir mais banda ainda; tem o crescimento do acesso à banda larga, e você só consegue chegar a regiões remotas via satélite —, afirmou

A tecnologia ultra high definition (UHDTV) 4K, usada em televisão e cinema digital, contém quatro vezes mais pontos na tela do que o padrão Full HD, mais recente.

Segundo Glasberg, o Brasil é hoje alvo da atenção dos grandes operadores e fabricantes internacionais de equipamentos, tanto satélites como equipamentos de terra, além de fornecedores de serviços de todos os tipos. O investimentos na área de satélites são de longo prazo e o investidor da área “projeta o Brasil para a frente, e vê muitas oportunidades”.

— “Não são investimentos para um ou dois anos. Um satélite dura 15 anos. Para projetar e construir, leva cinco [anos]. É um negócio de 15 anos — explicou Glasberg.

 

Agência Senado 

Notícias

Pedido de justiça gratuita pode ser feito a qualquer tempo

Extraído de Veredictum Pedido de justiça gratuita pode ser feito a qualquer tempo by Max De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, o pedido de concessão do benefício da justiça gratuita pode ser feito pela parte a qualquer momento ou grau de jurisdição. Quando for solicitado...

Trabalhador retirou-se da audiência porque calçava chinelos de dedos

  Indenização para trabalhador que, calçando chinelos, foi barrado em audiência (04.03.11) Um dia depois da matéria de ontem (3) do Espaço Vital sobre exigências formais (gravata, paletó e calçados) para participar de atos judiciais, surge a notícia de que a União foi condenada a reparar o...

Não é possível reconhecer uniões estáveis paralelas

23/02/2011 - 14h21 STJ decide que é impossível reconhecer uniões estáveis paralelas A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça admitiu que não é possível reconhecer uniões estáveis paralelas entre um funcionário público aposentado do Rio Grande do Sul e duas mulheres, com as quais manteve...

Imunidade profissional não é absoluta

03/03/2011 - 14h08 DECISÃO Advogado é condenado por calúnia e difamação contra colega Em mais um julgamento sobre excessos verbais cometidos por advogado no curso do processo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou seu entendimento de que a imunidade profissional prevista na Constituição...

Cirurgia essencial à sobrevida de segurado

03/03/2011 - 12h29 DECISÃO Unimed deve pagar despesas com cirurgia bariátrica de segurada com obesidade mórbida A gastroplastia (cirurgia bariátrica), indicada como tratamento para obesidade mórbida, longe de ser um procedimento estético ou mero tratamento emagrecedor, revela-se cirurgia...