Aprovada a indicação de Luiz Fux para o Supremo

09/02/2011 - 20h33

Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo

A indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada no início da noite dessa quarta-feira (9) pelo Plenário do Senado. Ele recebeu 68 votos favoráveis e dois contrários. A indicação de Fux foi feita pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O primeiro a apoiar em Plenário a ida de Luiz Fux para o STF foi o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) - relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da mensagem de Dilma com a indicação. Ele destacou que o ministro foi aplaudido entusiasticamente pelos membros da CCJ. Em seguida o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que o Rio de Janeiro sentia-se honrado com a nomeação.

O senador José Agripino (DEM-RN) disse que o acordo feito para agilizar a instalação da CCJ e realizar a sabatina do ministro nessa quarta-feira (9) "foi uma deferência ao talento de Luiz Fux, que foi peça fundamental na montagem e revisão dos Códigos de Processo Civil e Penal". Já o presidente José Sarney justificou a celeridade em virtude da necessidade de o STF ter sua composição completada para poder julgar temas importantes que estão aguardando decisão.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) opinou que Luiz Fux demonstrou estar "mais do que gabaritado" para ocupar o cargo de ministro do STF. Na mesma linha, Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) declarou que os senadores ficaram encantados com a sabatina do indicado. Waldemir Moka (PMDB-MS) sugeriu aos jovens advogados em início de carreira que se espelhem em Luiz Fux como exemplo. O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que a história do novo ministro do STF orgulhava a todos.

Para o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a sabatina de Fux foi "uma demonstração sobeja de competência". Ele testemunhou que a indicação do novo ministro do Supremo foi comemorada na cúpula do Judiciário, nas entidades de juízes e no meio dos operadores do Direito. O senador Benedito de Lira (PP-AL) elogiou a presidente Dilma Rousseff pela indicação. "Valeu a pena esperar", afirmou. Aníbal Diniz (PT-AC) foi outro que cumprimentou Dilma "pela feliz escolha".

Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também aplaudiu a indicação de Dilma, mas alfinetou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "dessa vez não foi uma escolha partidária". Gleisi Hoffmann (PT-PR) parabenizou Fux e desejou sucesso no novo cargo. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) disse que Fux é exemplo para todos os brasileiros, sobretudo os que enfrentam "as adversidades impostas pela vida". Sérgio Petecão (PMN-AC) revelou que ficou impressionado com a humildade demonstrada por Fux ao ser sabatinado.

Roberto Homem / Agência Senado
 

Notícias

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha 10/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em Santa Catarina, um casal deverá prestar contas sobre os bens administrados de pensão e herança da sobrinha, referentes ao período pelo qual...

Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa

Caso de divórcio Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa Homem alegou que se casou sem saber de problema psiquiátrico, mas juíza não viu requisitos do CC para anulação. Em vez disso, concedeu o divórcio. Da Redação segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 Atualizado às...

TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio

Cadê o dinheiro? TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio 4 de fevereiro de 2025, 19h12 Ao decidir, o desembargador entendeu que estavam presentes no caso os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil para a concessão de pedido liminar: probabilidade do direito e...