“Arena multiuso”
16/05/2012 13:03
Mais jogos
Empregos
16/05/2012 12:30
Estádios poderão ser aproveitados para eventos após a Copa, diz organização
O diretor-executivo de operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, afirmou que outros eventos, como shows, poderão ser realizados nos estádios das 12 cidades-sede após a Copa. Segundo Trade, o conceito que está sendo usado pela Fifa é de que o estádio seja uma “arena multiuso”.
O conceito envolve acesso fácil por meio do transporte público, facilidade para compra de ingresso, espaços de alimentação, conforto e opções de lazer, como visita à sala de troféus, locais para compra de souvenirs e tours de visitação em dias sem jogo. “Com esses novos estádios multifuncionais, mais eventos – e não apenas jogos - poderão ser levados para as cidades, gerando mais receita para o próprio futebol”, destacou.
No Seminário Brasil Pós-Copa 2014: Legado e Gestão dos Estádios, ele explicou que a ideia é que os vestiários e camarins sejam preparados para receber os “artistas” dos espetáculos, sejam eles jogadores ou cantores. Além disso, o objetivo é que os estádios contem com salas de imprensa bem equipadas.
Mais jogos
Trade disse ainda que mais jogos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderão ser realizados nesses estádios após a Copa, desconcentrando os locais usuais das partidas, como o Rio de Janeiro (RJ). As 12 cidades-sede da Copa são, além do Rio, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).
De acordo com ele, em alguns desses locais, já está definido quem será o operador posterior dos estádios – em São Paulo, por exemplo, é o clube Corinthians. Mas, em outros, o processo de definição do operador ainda está em curso. “Nós, do comitê organizador, estamos ajudando nessa definição”, complementou.
Empregos
Trade informou que, ao todo, 23 mil pessoas já estão trabalhando nos estádios de futebol nas 12 cidades-sede. “A geração de emprego e renda já é parte do legado da Copa”, destacou. Ele assegurou que as obras estão avançadas e que o cronograma está sendo cumprido.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Westphalem
Agência Câmara de Notícias