Brasileiro está mais pessimista, aponta DataSenado

 

13/06/2011 - 19h12

Brasileiro está mais pessimista, aponta DataSenado 

Pesquisa sobre o estado de espírito do cidadão frente ao ambiente econômico do país, realizada pelo DataSenado em maio de 2011, identificou maior pessimismo e preocupação com saúde, segurança e educação. Os resultados são parciais: foram consolidados 80% dos questionários de 1.200 pessoas pesquisadas.

A pesquisa, de abrangência nacional, foi feita por telefone pela Secretaria de Pesquisa de Opinião (Sepop) com pessoas maiores de 16 anos.

O avanço inflação nos últimos meses se refletiu nas respostas dos cidadãos. O pessimismo é maior entre os que responderam em maio do que aqueles consultados em outubro de 2010.

Quando questionados sobre os últimos seis meses, 28% responderam que a vida melhorou (contra 36% em outubro de 2010), 52% que permaneceu igual (51% em outubro) e 19% que piorou (12% em outubro).

Sobre a condição econômica nos últimos seis meses, na atual pesquisa, 21% disseram que melhorou (contra 28% em outubro), 49% que ficou igual (51% em outubro) e 29% que piorou (21% em outubro).

Futuro

Para os próximos seis meses, 57% disseram esperar uma melhora (na pesquisa de outubro de 2010 eram 61%), 25% entendem que a situação ficará igual (22% em outubro) e 11% temem que possa piorar (apenas 6% em outubro).

No que diz respeito à qualidade de vida, o emprego, que tradicionalmente sempre foi uma das grandes preocupações da população, apareceu atrás de saúde e segurança. Preocupações significativas e permanentes com esses temas indicam que o cidadão não está vendo resultados e melhorias nesses campos.

Já as principais preocupações foram saúde, com 32% (35% em outubro); segurança, com 27% (26% em outubro); educação, com 16% (mesmo índice de outubro); e emprego, com 10% (12% em outubro).

Silvia Gomide / Agência Senado
 

Notícias

Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF

Quinta-feira, 10 de março de 2011 Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4571) com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual contesta...

STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos

09/03/2011 - 16h06 DECISÃO STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que reconheceu a união estável, pelo período de 18 anos, de um casal cujo homem faleceu, bem como a partilha dos bens...

Pedido de justiça gratuita pode ser feito a qualquer tempo

Extraído de Veredictum Pedido de justiça gratuita pode ser feito a qualquer tempo by Max De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, o pedido de concessão do benefício da justiça gratuita pode ser feito pela parte a qualquer momento ou grau de jurisdição. Quando for solicitado...

Trabalhador retirou-se da audiência porque calçava chinelos de dedos

  Indenização para trabalhador que, calçando chinelos, foi barrado em audiência (04.03.11) Um dia depois da matéria de ontem (3) do Espaço Vital sobre exigências formais (gravata, paletó e calçados) para participar de atos judiciais, surge a notícia de que a União foi condenada a reparar o...