Cartório: uma das instituições mais confiáveis do Brasil

Cartórios evoluem no número de serviços com segurança à população

Publicado em: 15/05/2018

Considerados em pesquisa do Datafolha como uma das instituições mais confiáveis do Brasil, os cartórios conquistaram esse status junto à população pela segurança jurídica transmitida nos últimos anos. Mas os avanços nos serviços prestados vão muito além, garantem celeridade aos processos e geram economia de milhões aos cofres públicos.

Ely Ayache, tabelião de notas em Campo Grande e presidente do CNB (Colégio Notarial Brasileiro), cita como exemplo das contribuições ao País a atuação em situações muito comuns: os divórcios consensuais e os inventários, que desde 2007 podem ser resolvidos diretamente nos cartórios.

Antes, esses casos demoravam meses até a conclusão e intensificavam a morosidade nas Varas de Família. Desde que houve a mudança, mais de 1,8 milhão de processos foram resolvidos diretamente nos cartórios, uma economia estimada em R$ 4,2 bilhões para o Poder Judiciário.

“A Justiça hoje está sobrecarregada e não aguenta mais. E nós estamos prestando um serviço de qualidade. Como exercemos a atividade de forma privada, conseguimos absorver a demanda de forma ágil, nos adaptando ao novo serviço sem os entraves do serviço público”, explica.

Segundo Ayache, para a população os efeitos foram sentidos de maneira ainda mais evidente. “Um levantamento como de inventários, por exemplo, poderia demorar de um a três anos na Justiça. Nós fazemos, dependendo da complexidade, em 30 dias. Tive casos simples que foram resolvidos em uma semana”, diz Ely.

Nesse processo de desjudicialização, segundo a CNB, foram realizados 1,2 milhão de inventários, 87.520 partilhas, 53.053 separações e 620.221 divórcios em todo o país, com menos burocracia e rapidamente.

Este ano, os cartórios notariais de Mato Grosso do Sul também começam a emitir a Certidão de Comunicação de Venda de Veículos. Agora, no ato de reconhecimento de firma, o vendedor poderá solicitar o documento e a certidão será expedida na hora, sem a necessidade de retornar ao Detran, como ocorria antes.

Quebra de paradigma – Ao assumirem cada vez mais funções, os cartórios passaram por um processo de profissionalização que deixou para trás aquela imagem de repartição apertada, onde as pessoas aguardavam atendimento em longas filas que demoravam horas para andar.

Hoje, os serviços são feitos em sua maioria em espaços planejados, para dar conforto aos cidadãos e organizar as atividades dos próprios funcionários de modo que eles consigam atuar rapidamente e com eficiência.

Isso foi possível graças ao concurso feito pelo poder público para concessionar o serviço. No Brasil existem mais de 5,5 mil cartórios funcionando dessa forma, sempre em busca excelência em todos os procedimentos.

Além disso, existe a própria divisão dos estabelecimentos por serviços para evitar que eles mesmos não fiquem sobrecarregados e também para organizar o processo, de modo que a população saiba a quem recorrer dependendo de cada caso.

Ely explica que existem os cartórios de notas, que trabalham com procurações, escrituras e reconhecimento de firmas. Os de registros de imóveis emitem títulos de propriedade e fazem as averbações.

Os cartórios de protesto recebem títulos ou documentos em dívida, atestando a inadimplência, notificando os devedores. Por fim, os de registro civil emitem certidões de nascimento, casamento e óbito. Este é o cartório com mais serviços gratuitos disponíveis à população.

Na última pesquisa do Instituto Datafolha, os cartórios ficaram no topo do ranking de confiança nacional dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas. Em uma escala de confiança de zero a dez, alcançaram a média de 7,6. Veja o levantamento:

Fonte: Campo Grande News
Extraído de Recivil

Notícias

Só para maiores

  Juizados não podem julgar dano por cigarro Por Gabriela Rocha   Os Juizados Especiais não são competentes para julgar ações de indenização contra fabricantes de cigarro por danos causados pelo consumo do produto. Esse foi o entendimento adotado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal...

Impedimento ético

Advogado não pode atuar em causa em que atuou a favor da parte contrária como estagiário  (14.04.11) Há impedimento ético de que qualquer advogado trabalhe no patrocínio de causa em que atuou a favor da parte contrária como estagiário. A decisão é do Órgão Especial do Conselho Federal da...

Seguradora deve indenizar suicídio cometido dentro do prazo de carência

13/04/2011 - 19h39 DECISÃO Seguradora deve indenizar suicídio cometido dentro do prazo de carência A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por 6 votos a 3 que em caso de suicídio cometido durante os dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, período de...

Confissão em flagrante com drogas não configura atenuante

Supremo Tribunal Federal Quarta-feira, 13 de abril de 2011 Confissão em flagrante com drogas não configura atenuante Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (13), os ministros que compõem a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram Habeas Corpus (HC) 101861...

Trânsito brasileiro mata quase 105 pessoas por dia

  Acidente com motorista bêbado é previsível Por Luiz Flávio Gomes     O trânsito brasileiro, um dos quatro mais violentos do mundo, continua massacrando seres humanos (em 2008, mais de 38 mil mortes). A sensação de impunidade é generalizada. Temos que mudar a legislação brasileira,...

Um sexto regime de bens?

Extraído de Colégio Notarial (Blog) REGIME DE BENS - REGIME MISTO? José Hildor Leal  Postado em 05/04/2011 21:13:16 Muito se tem debatido, ultimamente, sobre a possibilidade dos cônjuges em criar um regime de bens misto, para vigorar no casamento, além das opções postas pelo Código Civil...