CARTÓRIOS TÊM REGISTRADO EIRELI/SIMPLES, INCLUSIVE COM TITULAR PESSOA JURÍDICA

CARTÓRIOS TÊM REGISTRADO EIRELI/SIMPLES, INCLUSIVE COM TITULAR PESSOA JURÍDICA

Qua, 29 de Fevereiro de 2012 18:00

Os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas já começaram a registrar os atos constitutivos de empresas individuais de responsabilidade limitada  - EIRELI. É a chamada EIRELI/Simples, que se contrapõe à EIRELI/empresarial.

Conforme já informamos em outro post, a Receita Federal já disponibilizou um número próprio no CONCLA para receber esse tipo civil (não empresarial) de EIRELI junto ao CNPJ.

Ao contrário do DNRC (Departamento Nacional do Registro de Comércio) que, ao arrepio da lei, vedou a possibilidade de uma pessoa jurídica ser titular de uma EIRELI, os cartórios vêm admitindo a constituição de EIRELI por pessoa jurídica.

Sobre esse assunto, confira o link https://www.eireli.com/index.php/legislacao/15-geral/83-eireli-constituida-por-titular-pessoa-juridica .

Um dos cartórios que podemos destacar que já iniciou os registros é  o Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte, como se percebe no site https://www.cartoriopessoasjuridicas.com.br/eirele.html .

Enfim, trata-se de uma oportunidade para as pessoas jurídicas que desejam abrir outras pessoas jurídicas (EIRELI) que atuam na área cível, como, por exemplo, no ramo de participações e investimentos ou de administração de bens próprios. Outra interessante oportunidade que se abre é da constituição de uma EIRELI para exercer a função de uma holding patrimonial ou controladora.

 

Fonte: Eireli
 

 

Notícias

Juíza reconhece impenhorabilidade de imóvel de família em ação de cobrança

BEM PROTEGIDO Juíza reconhece impenhorabilidade de imóvel de família em ação de cobrança 18 de outubro de 2024, 15h54 No recurso, a embargante argumentou que o imóvel é utilizado como moradia pela sua família, o que o torna impenhorável conforme a Lei 8.009/1990, que protege este tipo de...

TJ/PR vê fraude e anula venda de imóvel durante ação de execução

Alienação TJ/PR vê fraude e anula venda de imóvel durante ação de execução Tribunal ressaltou que ausência de penhora não isenta terceiros de investigarem regularidade do imóvel. Da Redação quinta-feira, 17 de outubro de 2024 Atualizado às 14:30 A 16ª câmara Cível do TJ/PR reconheceu como fraude a...

Evolução e relevância da separação de fato no direito brasileiro

Evolução e relevância da separação de fato no direito brasileiro Vitor Frederico Kümpel e Thaíssa Hentz de Carvalho quarta-feira, 16 de outubro de 2024 Atualizado em 15 de outubro de 2024 18:03 A separação de fato, embora não dissolva formalmente o vínculo matrimonial, é uma realidade que afeta...

STJ veta repasse de dívidas tributárias do imóvel ao arrematante em leilão

IPTU e outros STJ veta repasse de dívidas tributárias do imóvel ao arrematante em leilão Danilo Vital 13 de outubro de 2024, 13h25 Há uma exceção: os casos em que exista ação judicial ou pedido administrativo pendente de julgamento. Para esses, a aplicabilidade da tese é imediata. Confira em...