Clipping – G1 - Imposto de Renda 2018: é possível incluir familiar com imóvel próprio como dependente?

Clipping – G1 - Imposto de Renda 2018: é possível incluir familiar com imóvel próprio como dependente?

Publicado em 09/04/2018

Especialista responde dúvidas de leitores do G1 sobre a declaração do IR.

O G1 recebeu perguntas de leitores sobre a declaração do Imposto de Renda de 2018, e pediu ajuda a especialistas para responder às questões dos contribuintes diariamente.

Veja abaixo resposta de Átila Melo Silva, advogado especialista em direito tributário do Manna, Melo & Szperman Advogados, para pergunta sobre a possibilidade de colocar familiares como dependentes, mesmo que eles tenham imóveis próprios.

"Posso colocar minha mãe como dependente mesmo ela tendo imóvel próprio? Os rendimentos dela são abaixo do limite."

Resposta: "Sim. Nos termos das normas da Receita Federal, os pais, avós e bisavós que, em 2017, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76, podem figurar como dependente, independente de possuir imóvel."

A inclusão na declaração de um dependente que receba rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, de qualquer valor, obriga a que sejam incluídos tais rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do declarante.

No caso de dependentes comuns e declaração em separado, cada declarante pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que nenhum deles conste simultaneamente na declaração do outro declarante. Neste caso ainda, o imóvel da mãe, precisa constar na ficha de bens e direitos."

Fonte: G1
Extraído de Colégio Notarial do Brasil

Notícias

Planejamento sucessório: o risco da inércia da holding

Planejamento sucessório: o risco da inércia da holding No universo do planejamento sucessório, a ferramenta que certamente ganhou mais atenção nos últimos tempos foi a holding. Impulsionada pelas redes sociais e por um marketing sedutor, a holding tornou-se figurinha carimbada como um produto capaz...

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou Novo sistema dos cartórios permite aos juízes escolher os bens de acordo com o valor para serem bloqueados, cobrindo apenas o valor da dívida Anna França 30/01/2025 15h00 • Atualizado 5 dias atrás O avanço da digitalização dos...

Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte

Recurso especial Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte 26 de janeiro de 2025, 9h52 O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a decisão de primeiro grau. Os autores, então, entraram com recurso especial alegando que deveriam ter sido intimados...