Comissão vai ouvir ex-senador sobre criação do Registro Civil Nacional

17/08/2015 - 09h46

Comissão vai ouvir ex-senador sobre criação do Registro Civil Nacional

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a criação do Registro Civil Nacional (RCN) tem audiência pública nesta terça-feira (18), às 14h30, para debater o Projeto de Lei1775/15, do Executivo, que institui o documento.

Pela proposta, informações sobre o RG, a carteira de motorista e o título de eleitor, entre outras, serão concentradas no registro único, que terá como ponto de partida os dados acumulados pela Justiça Eleitoral por meio da identificação biométrica de eleitores. Caberá à Justiça Eleitoral atribuir um número de RCN a cada brasileiro e fornecer o documento. A primeira emissão será gratuita.

Um dos convidados para a audiência é o ex-senador Pedro Simon, autor do projeto que originou a Lei 9.454/97, que autorizava a União a firmar convênio com os estados e o Distrito Federal para viabilizar um número único de registro de identificação civil. O documento chegou a ser lançado em 2010, mas sua implementação acabou suspensa por tempo indeterminado. O PL 1775/15 revoga essa lei.

O deputado Julio Lopes (PP-RJ), que propôs o convite a Pedro Simon, considera fundamental que a comissão obtenha do ex-senador análises sobre os obstáculos à regulamentação da lei já existente.

Também foram chamados para o debate, por requerimentos dos deputados Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) e Hugo Leal (Pros-RJ), o vice-presidente da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Calixto Wenzel; e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), Leonardo Munari de Lima.

Ainda não foi definido o plenário em que ocorrerá a audiência.

Enquete
Uma enquete lançada pela Câmara dos Deputados no último dia 11 permite que os internautas se manifestem sobre o PL 1775/15. Participe!

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação – MR
Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência

Proteção Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência Magistrado reconheceu que a família do devedor explora diretamente a terra para sua subsistência e que os imóveis se enquadram como pequena propriedade rural. Da Redação domingo, 5 de outubro de 2025 Atualizado em 3 de outubro de...

Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico

Opinião Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico Cícero Alisson Bezerra Barros 2 de outubro de 2025, 18h25 A confusão entre os termos reside justamente no fato de a assinatura digital ser uma modalidade específica de assinatura eletrônica, mas dotada de requisitos...

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro Victor Frassetto Giolo Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar. terça-feira, 30 de setembro de 2025 Atualizado às...

Juiz faz audiência na rua para atender homem em situação vulnerável

Proteção social Juiz faz audiência na rua para atender homem em situação vulnerável Acordo homologado garantiu ao trabalhador o recebimento do BPC. Da Redação sexta-feira, 12 de setembro de 2025 Atualizado às 13:05 Uma audiência fora do comum marcou esta semana em Maceió/AL. O juiz Federal Antônio...