Comissão vota franquia de 30 quilos para bagagem em ônibus interestaduais

26/10/2012 - 19h35 Comissões - Infraestrutura - Atualizado em 26/10/2012 - 20h00

Comissão vota franquia de 30 quilos para bagagem em ônibus interestaduais

Da Redação

Os usuários de transporte rodoviário interestadual e internacional terão direito a levar gratuitamente, no bagageiro do veículo, bagagem que não exceda trinta quilos de peso total e 300 decímetros cúbicos de volume, além de cinco quilos de bagagem no porta-embrulhos. É o que prevê o projeto de lei (PLS) 113/2011, que será submetido a decisão terminativa da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na próxima quarta-feira (31).

O projeto, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), insere artigo na Lei 10.233/2001 de modo a disciplinar a franquia de bagagem em ônibus interestaduais e internacionais. Além de estabelecer regras para peso e volume permitidos, o texto esclarece que não será exigida a apresentação de notas fiscais dos bens embarcados como bagagem - exigência que, segundo Rollemberg, tem sido imposta por várias empresas de ônibus para dificultar o embarque de bicicletas desmontadas como franquia de bagagem.

O relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), recomenda a aprovação do projeto, com emendas que ampliam o volume permitido para 350 decímetros cúbicos e definem circunstâncias nas quais os transportadores não serão obrigados a embarcar determinadas cargas.

 

Agência Senado

 

Notícias

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido 12/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do Migalhas) Atualizado em 13/02/2025 Um homem conseguiu no Superior Tribunal de Justiça – STJ o reconhecimento da filiação socioafetiva entre ele e seu pai já...

STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil

Avançada X Qualificada STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil José Higídio 12 de fevereiro de 2025, 12h48 Para a relatora, a assinatura avançada é equivalente à firma reconhecida por semelhança, enquanto a qualificada seria a firma reconhecida por autenticidade. É...