Consulta processual via smartphone e tablet

Quinta, 06 de dezembro de 2012, 13h30

J. Estadual / TECNOLOGIA

Corregedoria lança sistemas para agilizar processos

Pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA

Novos sistemas e ferramentas tecnológicas serão lançados pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso na sexta-feira (7). O pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário e será colocado à disposição com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços prestados à sociedade pela Primeira Instância.

O evento será realizado às 8h30 na sala Desembargador Atahide Monteiro da Silva, na sede do Tribunal de Justiça, onde também ocorrerá a premiação do ‘Juiz Destaque’ e homenagem ao desembargador José Silvério Gomes a serem feitas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal.

Uma das ferramentas a serem lançadas é o aplicativo para consultas processuais via smartphone e tablet. Por meio de conexão na internet será possível acessar diversas informações, como o andamento processual de ações que tramitam na Primeira Instância.

Outro serviço a ser disponibilizado é o terminal de auto-atendimento denominado Aeroporto 24 Horas. O TAA, como também é conhecido, funcionará nos horários em que o Juizado Especial localizado no Aeroporto Marechal Rondon estiver fechado. O posto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas e antes e depois desses horários e nos finais de semana, o usuário poderá efetuar reclamação online, via terminal.

Para o público interno, será implantado um novo sistema de cálculo de pena. A calculadora de pena será utilizada pelas Varas de Execução Penal de todo o Estado e foi criada seguindo os moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A integração de sistemas também permitirá uma comunicação mais ágil entre a Corregedoria e as unidades judiciais, já que as notificações serão automatizadas. Ao identificar pendências processuais, a área de Auditoria Virtual notificará as Varas via Sistema de Inspeção e Acompanhamento de Produção (SIAP) e as unidades receberão o alerta pelo sistema Apolo.

O sistema Apolo também terá um novo módulo com mecanismo de controle dos prazos de prescrição nas unidades judiciais dotadas de competência criminal, como prevê resolução do CNJ.

Para ampliar a transparência das ações e projetos desenvolvidos, também será lançado o Corregedoria News, uma mídia digital a ser colocada em pontos estratégicos nos ambientes do órgão e nos Fóruns de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis).

O hot site da Corregedoria também terá mudanças e ganhará um novo layout, com uma comunicação visual e menus que facilitarão a navegação por parte dos usuários.

Os sistemas e ferramentas, desenvolvidos pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), serão colocados à disposição dos usuários a partir da segunda quinzena de dezembro, já que na próxima semana estarão em fase de teste pelo setor de qualidade de softwares do Poder Judiciário.

Além desses serviços, a Corregedoria propôs ao Conselho da Magistratura a implantação do Plantão Integrado, onde o magistrado passará a ser o plantonista do Pólo e não apenas da Comarca de sua titularidade. Isso permitirá um revezamento maior entre os juízes, sem prejudicar o atendimento ao jurisdicionado.

 

Fonte: MidiaJur

Notícias

Herança digital e planejamento sucessório

Herança digital e planejamento sucessório Luiz Gustavo de Oliveira Tosta No universo digital, legado também se planeja. Influenciadores e profissionais de mídia precisam proteger sua herança online com estratégia jurídica e visão sucessória. domingo, 6 de abril de 2025 Atualizado em 4 de abril de...

Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado

Dignidade garantida Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado 1 de abril de 2025, 12h57 Para o juiz, o dono da loja tem condições financeiras suficientes para não ficar desamparado. Ele determinou, então, a penhora do imóvel, e destinou 50% do valor à autora da ação. Confira em...

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois Marcia Pons Mais do que divisão de bens, o pacto antenupcial tornou-se uma escolha consciente de casais modernos que valorizam autonomia, planejamento e vínculos duradouros. domingo, 30 de março de 2025   Atualizado em 28...

Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio

LAÇOS ROMPIDOS Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio Rafa Santos 28 de março de 2025, 8h23 Ao analisar o caso, o desembargador acolheu os argumentos da autora. “Antes da Emenda Constitucional n. 66/2010, a Constituição exigia separação judicial ou de fato antes da...