Corregedoria: Novo Código de Normas contempla Novo CPC

Corregedoria: Novo Código de Normas contempla Novo CPC

Novo Código de Normas passa a vigorar a partir de 17/06/2018

Publicado em 21 de Maio - 2018

O Novo Código de Normas da Corregedoria - Provimento 355/CGJ/2018 contém adequações legislativas relativas ao Novo Código do Processo Civil. 

O agrupamento de normas em um único documento agilizará as consultas e proporcionará maior segurança e economia de tempo no desempenho das atividades, uma vez que um único normativo traz todas as orientações para os usuários.

Era preciso reorganizar matérias dentro do Código de Normas, bem como agregar normativos que foram editados de modo esparso, nos últimos doze anos, principalmente no que diz respeito ao processo eletrônico, que ainda era tratado em ato normativo separado.

O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), bem como os meios eletrônicos institucionais para comunicação oficial, ou intimações via whatsapp, são exemplos de soluções tecnológicas também contempladas.

O Código de Normas passa a vigorar a partir de 17/06/2018 e possui três Livros: o Livro I - Da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais - CGJ, que dá uma visão geral da Corregedoria e aborda de maneira completa suas funções de orientar e fiscalizar; o Livro II - Dos Serviços Judiciários do Primeiro Grau de Jurisdição, mais denso, dividido em Títulos, Capítulos, Seções e Subseções, com as normas que impactam na vida dos usuários da Justiça; e o Livro Especial - Das Disposições Finais.

O Novo Código de Normas da Corregedoria - Provimento 355/CGJ/2018 está disponível, no Portal, em Institucional > Corregedoria> Atos Normativos da Corregedoria.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

Notícias

Repercussão geral

  STF julgará indulto e suspensão de direitos políticos Os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam que existe repercussão geral na discussão sobre a constitucionalidade ou não da extensão do indulto a medida de segurança decretada em relação a acusado considerado perigoso e submetido...

Distribuidora não pode vender a posto de concorrente

Extraído de domtotal 10/03/2011 | domtotal.com Distribuidora não pode vender a posto de concorrente Postos que firmam contrato de exclusividade com uma distribuidora de combustíveis estão obrigados a adquirir e revender os produtos apenas da empresa contratante. A decisão é da 15º Vara Federal do...

Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF

Quinta-feira, 10 de março de 2011 Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4571) com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual contesta...

STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos

09/03/2011 - 16h06 DECISÃO STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que reconheceu a união estável, pelo período de 18 anos, de um casal cujo homem faleceu, bem como a partilha dos bens...