Em Betim MG: presidente do Sebrae afirma que sucesso dos EI depende de qualificação
30/05/2012 12:33
A importância da qualificação para o desenvolvimento dos pequenos negócios foi o principal assunto discutido durante o Encontro de Empreendedores Individuais (EI), realizado nesta terça-feira (29), em Betim. O evento teve a participação da prefeita da cidade, Maria do Carmo Lara, e do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, além de mais de 300 EI da cidade.
30 de maio de 2012, às 11h38min
Em MG: presidente do Sebrae afirma que sucesso dos EI depende de qualificação
Ele discursou sobre a importância da capacitação dos profissionais em encontro em Betim, que reuniu mais de 300 trabalhadores por conta própria formalizados
Por Simone Guedes, Agência Sebrae
A importância da qualificação para o desenvolvimento dos pequenos negócios foi o principal assunto discutido durante o Encontro de Empreendedores Individuais (EI), realizado nesta terça-feira (29), em Betim. O evento teve a participação da prefeita da cidade, Maria do Carmo Lara, e do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, além de mais de 300 EI da cidade.
Betim é a quinta cidade em número de formalizados em Minas Gerais. São mais de 6,4 mil EI, que além de benefícios como cobertura previdenciária e possibilidade de emissão de nota fiscal, não pagam Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). "A cidade é um exemplo de como é possível estimular os pequenos negócios e criar oportunidades de emprego e renda para a população", afirmou o presidente do Sebrae.
Em todo o país, mais de 2,5 milhões de pessoas se registraram no Portal do Empreendedor. De acordo com Barretto, a preocupação agora é qualificá-las e tornar seus negócios mais competitivos. "Mais que ter um número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), é essencial que o EI saiba planejar, gerir as finanças, controlar os estoques e, principalmente, calcular os riscos. O Sebrae tem papel fundamental nesse processo", explicou.
Para a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, não há como uma cidade crescer sem educação e estímulo aos pequenos negócios. O empenho da prefeita no apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) foi reconhecido na penúltima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ela foi premiada em duas categorias da etapa estadual – Desburocratização e Compras Governamentais. "A cidade é conhecida por sediar grandes indústrias como a Fiat e a Petrobras, mas 60% da população recebe até dois salários mínimos. Queremos melhorar mais a condição de vida dessas pessoas", disse.
Na semana passada foi anunciada a criação do Parque Industrial de Betim. A prefeitura quer atrair mais grandes empresas para o município, como a Toshiba, que já iniciou as obras da nova unidade para produção de geradores industriais.
Fiat
Ainda em Betim, o presidente do Sebrae visitou a fábrica da Fiat. Diretores da montadora apresentaram os resultados do Projeto de Capacitação de Fornecedores, desenvolvido em parceria com o Sebrae em Minas Gerais. A iniciativa qualifica produtos e serviços das MPE que fornecem para a montadora e melhora a competitividade desses empreendimentos no mercado. "O projeto é o primeiro desenvolvido no Brasil com a cadeia produtiva automobilística. Um exemplo que poderá ser seguido por outras montadoras", explicou Barretto.
No ano passado, a iniciativa incluiu fornecedores da segunda linha da Fiat, os chamados Tier 2 – que vendem produtos ou prestam serviços para os fornecedores da montadora – que participaram do treinamento da Academia Lean, programa do grupo italiano para treinamento de prestadores de serviços e produtos. Em abril desde ano, oito Tier 2 foram reconhecidos por aplicar melhores práticas de produtividade e qualidade nos seus processos produtivos. Entre os resultados do projeto está a redução em 71% nas perdas e ganho de 44% em produtividade.
Extraído de Administradores