Governadores elogiam medida que beneficiou 17 estados

16/08/2012 18:17

Governadores elogiam medida que beneficiou 17 estados

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o objetivo da ampliação do limite de endividamento dos estados é estimular os investimentos em infraestrutura. Dos 27 estados, 17 assinaram acordo com o governo para aumentar o espaço de endividamento.

Os recursos serão usados no financiamento de projetos de saneamento, habitação, transporte e mobilidade urbana. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que esteve presente na reunião com o ministro, elogiou a decisão. Segundo ele, este é “o primeiro reconhecimento da forte disciplina fiscal dos estados”. Alckmin informou que vai dar prioridade para a mobilidade urbana, com a ampliação de linhas de trem e metrô.

Ele disse que o estado vai buscar empréstimos no exterior, em organismos como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que por causa da crise econômica internacional, vêm oferecendo linhas de crédito com taxas de juros abaixo da média histórica.

O governado sergipano, Marcelo Déda, também destacou a importância da ampliação do endividamento. “No momento em que temos queda de arrecadação e uma redução dramática de repasses do FPE [Fundo de Participação dos Estados], a alternativa de realizar operação de crédito que viabilize o cronograma de investimentos do estado é uma excelente notícia”, afirmou.

 

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Pode ser feita a venda de um imóvel em inventário?

Opinião Pode ser feita a venda de um imóvel em inventário? Camila da Silva Cunha 1 de dezembro de 2024, 15h28 A novidade é que, recentemente, no dia 30 de agosto de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução nº 571/24 que, dentre outras alterações, possibilitou a autorização...

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis Hainer Ribeiro O CC regula cláusulas restritivas como inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade, protegendo bens doados e limitando sua alienação. terça-feira, 19 de novembro de 2024 Atualizado em 18 de novembro de 2024 13:34 Cláusulas...