Governo lança Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho

Governo lança Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho

Publicado por dconline em 27 de abril de 2012 às 13:40

Os ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Saúde lançaram, nesta sexta-feira (27), o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O plano tem a finalidade de integrar as ações de melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e danos à saúde relacionados ao trabalho.

Em novembro de 2011, foi publicado o Decreto 7.602, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O Plano traça os objetivos, estratégias e ações concretas para atender os princípios e as diretrizes da Política.

Entre os objetivos definidos no Plano está a harmonização da legislação trabalhista, sanitária e previdenciária relacionada à saúde e segurança do trabalho; a integração das ações governamentais para o setor; a adoção de medidas especiais para atividades com alto risco de doença e acidentes e a criação de uma agenda integrada de estudos em saúde e segurança do trabalho.

O plano foi elaborado por uma Comissão Tripartite, com representantes do governo, trabalhadores e empregadores. A Secretária de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Vera Albuquerque, destacou que o trabalho conjunto tem proporcionado melhora para as condições de trabalho.

“O Plano é resultado de trabalho conjunto, que tem trazido resultados. Verificamos, a cada ano, crescente diminuição da taxa de acidentes no ambiente de trabalho”, destacou a secretária. Vera Albuquerque disse ainda que para a elaboração do Plano, os trabalhadores foram entrevistados e apresentaram ações de melhoria para a área. “O Ministério do Trabalho contribuiu com a experiência. Os nossos fiscais são os primeiros a enxergar os riscos a que estão submetidos os trabalhadores dentro de seus próprios ambientes de trabalho”, acrescentou.

De acordo com a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, a saúde e a segurança do trabalhador é condição para o trabalho decente. “Não se pode falar em trabalho decente sem focar a saúde e na segurança do trabalho”, disse. Segundo a diretora, a elaboração da política e do plano é uma demonstração do vigor do diálogo social. “O Brasil está dando um grande exemplo neste aspecto”, declarou ela.

O diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho, Rinaldo Marinho, ressalta que parte das ações abordadas pelo Plano já eram executadas pelo governo, em suas políticas setoriais. “A inovação é que a vigilância, o acompanhamento e as execuções das ações passam a ser articulada, tanto pelo governo quanto com a sociedade”, disse.

 

Fonte: Portal do Planalto

Extraído de Diário do Congresso

Notícias

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...