Grande legado da Copa

27/05/2014 - 18h07

Para deputado, integração das polícias deve ser grande legado da Copa

Em debate na Câmara, delegado afirma que o País está preparado para lidar com manifestações durante o mundial.

Antonio Araújo / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir a estrutura de segurança dos grandes eventos no país. Presidente da CSPCCO, dep. Pauderney Avelino (DEM-AM)
Pauderney Avelino: questões corporativas devem ser colocadas de lado para o bem da segurança pública.

A integração das polícias pode ser o grande legado da Copa do Mundo de 2014. A opinião é do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que defendeu essa tese depois de audiência pública que discutiu, nesta terça-feira (27), a estrutura de segurança para o mundial.

Avelino visitou o centro de controle montado em Brasília para a Copa e saiu de lá muito bem impressionado. "Não apenas a infraestrutura, mas, sobretudo, os núcleos de coordenação nos estados, tendo as polícias Federal, Militar e Civil em total interação merecem destaque”, apontou.

Na avaliação do parlamentar, a estratégia utilizada nos grandes eventos deve ser aplicada em toda a sociedade. “Por que a segurança pública no Brasil não vai para frente? Porque cada um quer cuidar de si. Há questões corporativas e nós precisamos acabar com isso, pois quem sofre é a população ", declarou.

Forças Armadas
Além das polícias, também as Forças Armadas estão envolvidas na segurança da Copa do Mundo. De acordo com o gerente de operações de segurança e inteligência para grandes eventos do Ministério da Defesa, coronel Antônio Ruy Costa Junior, 57 mil integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão trabalhar no mundial – desde 2012, foram investidos R$ 709 milhões para essa atuação.

Costa Junior disse que a principal preocupação é evitar ações terroristas. Mil e cem homens integram uma força especial destinada a essa tarefa, segundo o coronel. “A melhor ferramenta é o esforço maciço em inteligência. Temos diversas agências no Brasil e no exterior trocando informações de maneira que haja a prevenção de possíveis atos terroristas”, informou.

Nesse sentido, acrescentou o coronel, foi realizado há 15 dias em Goiânia, sede do comando de operações especiais, um treinamento conjunto com todas as polícias dos estados.

A estrutura de segurança está baseada em dez eixos, que incluem sistema de comunicação militar por satélite, segurança cibernética e controle do espaço aéreo em dias de jogos, entre outros. "Haverá restrição aérea uma hora antes das partidas e de três a quatro horas depois, no perímetro dos estádios", comentou Costa Junior.

Manifestações
O delegado de Polícia Federal Rodrigo Avelar, da Secretaria Extraordinária de Segurança para os Grandes Eventos, afirmou que as equipes estão preparadas para lidar com manifestações populares, como as ocorridas durante a Copa das Confederações, no ano passado. O desafio, conforme ele, é garantir que protestos legítimos possam ocorrer e que só os excessos sejam coibidos.

O delegado disse ainda que os policiais receberam treinamento e vão usar armamento não letal nesse tipo de confronto.

 

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira

Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Justiça garante registro de dupla maternidade antes do nascimento da criança

Justiça garante registro de dupla maternidade antes do nascimento da criança 06/07/2023 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM Duas mulheres que realizaram uma inseminação caseira, que resultou em gravidez, obtiveram na Justiça o direito de registrar a dupla maternidade tão logo a criança...

STJ mantém penhora em contas de esposa casada em regime universal

STJ mantém penhora em contas de esposa casada em regime universal Para 3ª turma, é possível a constrição judicial de bens do cônjuge casado neste tipo de regime, mesmo que não integrante do processo, desde que resguardada sua meação. Da Redação terça-feira, 20 de junho de 2023 Atualizado às 18:37 É...

Nova lei aumenta a procura para troca de nomes em cartórios

Nova lei aumenta a procura para troca de nomes em cartórios Por Paulo Cesar Magella 01/08/2023 às 19h14 - Atualizada 01/08/2023 às 18h16 Após mudança da legislação, com a entrada em vigor da Lei Federal 24.382/22, de julho deste ano, os cartórios do Registro Civil de Minas Gerais realizaram um...

Prescrição anterior à coexistência de dívidas impede sua compensação

DECISÃO 02/08/2023 07:50 Prescrição anterior à coexistência de dívidas impede sua compensação A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que entendeu que uma dívida não pode ser objeto de compensação...

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca usucapião especial urbana

quarta-feira, 26 de julho de 2023 Informativo de Jurisprudência do STJ destaca usucapião especial urbana Processo: REsp 1.799.625-SP, Rel. Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em 6/6/2023, DJe 15/6/2023. Ramo do Direito: DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL Tema: Usucapião...

Herança digital: Advogada explica como ficam os bens após a morte

Herança digital: Advogada explica como ficam os bens após a morte Embora legislação seja escassa, é possível deixar registrados os desejos para o pós-morte. Da Redação terça-feira, 25 de julho de 2023 Atualizado às 16:11 A atriz Whoopi Goldberg revelou, em entrevista recente, que sua imagem não...