Jovem é reconhecido como filho após dez anos

Jovem de Joinville é reconhecido como filho após dez anos


Quase dez anos após ajuizar uma ação de reconhecimento de paternidade, um jovem de Joinville teve seu direito como filho reconhecido. O suposto pai alega que não recebeu a intimação para a realização do teste de paternidade e que não haveria prova científica contra ele.

Mas a Justiça catarinense entendeu que o réu estava postergando a realização do teste, já que não foi encontrado em casa nas seis vezes em que o oficial de justiça o procurou para a entrega da intimação.

Assim, diante da recusa do material genético e considerando depoimentos que comprovaria o envolvimento amoroso entre a mãe e o suposto pai, o TJ-SC manteve a decisão de primeira instância e declarou a paternidade presumida.

A modificação na sentença se deu unicamente no tocante à pensão alimentícia. Com a demora da ação, provocada por atos do réu, o rapaz deixou de ser menor de idade.

Desse modo, os desembargadores entenderam que a prestação mensal deverá ser paga do dia que a ação foi proposta, em 1999, até o dia que o autor completou 24 anos. A votação foi unânime. (Com informações do jornal A Notícia).

 

(Proc. nº 20110989102 - com informações do jornal A Notícia).

Fonte: Espaço Vital

Publicado em 02/08/2012

Extraído de Recivil

Notícias

Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada

Derrota dos estados Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada 30 de outubro de 2024, 21h22 A rejeição do Congresso Nacional em dispor no texto da lei sobre a incidência do ITCMD nos planos de VGBL é um bom indicativo de que a pretensão dos estados não deve ser...

Consequências da venda de lote desprovido de registro

Opinião Consequências da venda de lote desprovido de registro Gleydson K. L. Oliveira 28 de outubro de 2024, 9h24 Neste contexto, o Superior Tribunal de Justiça tem posição pacífica de que o contrato de compromisso de compra e venda de imóvel loteado sem o devido registro do loteamento é nulo de...