'O problema é muito mais sério do que se imagina'
23/02/2011 13:16
22/02/2011 - 17h19
'O problema é muito mais sério do que se imagina', diz Paulo Davim sobre a dengue no país
Ao comentar a recente visita da Caravana da Dengue do Ministério da Saúde ao seu estado, o senador Paulo Davim (PV-RN) afirmou que o quadro da doença no país "é muito mais sério do que se imagina".
De acordo com dados do Ministério da Saúde, disse o senador, 40% dos casos notificados de dengue estão na Região Norte e 27% na Região Sudeste. Apenas no Rio Grande do Norte, os primeiros dois meses de 2011 apresentaram aumento de casos de 26,6% em relação ao mesmo período de 2010.
Ainda segundo dados do ministério, continuou o senador, 70% dos casos de dengue do país estão concentrados nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Amazonas e Paraná. O crescimento da doença entre 2009 e 2010 foi de mais de 200%, disse Paulo Davim, e o perigo é o aumento este ano ser ainda maior.
- É importante que a nação brasileira tome conhecimento desse grande desafio, e que não é só tarefa do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias, dos estados, municípios e do governo federal, é uma tarefa de todos. E por isso o ministério vem construindo parcerias entre os setores empresariais e entidades religiosas e ONGs buscando parcerias na sociedade civil, vem construindo monitoramento constante das cidades que estão em alto risco de epidemia - informou.
Paulo Davim afirmou ainda que o governo federal criou um grupo interministerial com mais de 13 órgãos e ministérios envolvidos. Mas, para o senador, é necessário o envolvimento também do setor empresarial, dos meios de comunicação e de organizações civis para que a doença seja enfrentada de maneira eficiente.
Agência Senado