Pai consegue guarda unilateral da filha após mãe se mudar sem dar informações

Pai consegue guarda unilateral da filha após mãe se mudar sem dar informações

01/06/2020
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJMG)


A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG concedeu decisão liminar a um pai para ter a guarda unilateral da sua filha. A corte entendeu que, demonstrado o desinteresse da mãe ao se mudar e não passar informações, a medida resguarda os interesses da criança. Como ainda não houve sentença, o processo segue na primeira instância.

De nacionalidade portuguesa, o pai, que reside na cidade de Manhuaçu, em Minas Gerais, e está no Brasil desde 2012, ajuizou agravo de instrumento para conseguir tutela provisória da criança de quatro anos em caráter liminar. Na época do julgamento, contudo, a mãe se mudou para a cidade de Colatina, no Espírito Santo, e deixou a criança com o homem, sem informar o novo endereço.

O pai alegou que sempre cuidou da menina e que ex-companheira colocava empecilhos ao convívio, tendo até exposto a pequena a conteúdo sexual inapropriado. Ele ainda apresentou como provas o registro policial e impressões de uma psicóloga.

O TJMG comentou que, ao longo do caso, observou-se uma mudança na situação examinada, considerando que desde o começo ficou evidente a divergência dos genitores na criação da criança e a possibilidade de dificuldades no acesso do pai à menina.

Contudo, com a posterior entrega espontânea da criança ao pai, sua matrícula em escola na cidade em que ele reside e o desconhecimento do paradeiro da mãe, deve-se regularizar a situação para garantir a ele, unilateralmente, o pleno exercício de seu poder e dever de cuidado, até que mãe se digne a participar efetivamente do processo.

Fonte: IBDFAM

Notícias

INSS: União estável pode ser comprovada

INSS: União estável pode ser comprovada Segurado terá de apresentar documentos de até dois anos antes do óbito. Quem estava em um relacionamento sério com um segurado que morreu pode ter direito à pensão por morte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para isso, é preciso apresentar ao...

Câmara dos Deputados aprova MP n. 1.104/2022

Câmara dos Deputados aprova MP n. 1.104/2022 Texto modificado pelo Relator será analisado pelo Senado Federal. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, 21/06/2022, a Medida Provisória n. 1.104/2022 (MP), que trata das regras gerais aplicáveis à securitização de direitos creditórios e...