Parlamentares querem ampliar rol de produtos com isenções tributárias

01/10/2012 10:59

Parlamentares querem ampliar rol de produtos com isenções tributárias

Arquivo/ Leonardo Prado
Valdir Colatto
Colatto apresentou emenda que concede benefício fiscal aos produtos produzidos com material reciclado.

Além da renegociação das dívidas estaduais e municipais, a MP 574/12 prorroga por mais seis meses, até 31 de dezembro deste ano, a isenção das alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação e a receita bruta de venda no mercado interno de massas alimentícias, como macarrão, lasanha, nhoque e cuscuz. Emendas apresentadas por parlamentares ao texto estendem esses benefícios a outros produtos, como as águas minerais e gaseificadas e aditivos nutricionais destinados à alimentação animal.

A renúncia tributária decorrente somente dos benefícios concedidos às empresas que comercializam massas vai gerar um impacto fiscal de R$ 285 milhões este ano. O incentivo será compensado, segundo o Executivo, pelo aumento da arrecadação provocado pela elevação da alíquota de IPI dos carros importados, medida em vigor desde o ano passado.

Meio ambiente
As emendas que serão analisadas pelos parlamentares que integram a comissão mista da MP 574/12 também preveem incentivos para produtos que garantem benefícios ao meio ambiente. Uma emenda, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) isenta os produtos produzidos por meio de materiais reciclados do pagamento do IPI, PIS/Pasep e Cofins.

Beto Oliveira

Andre Vargas

Vargas quer garantir incentivos aos produtos que receberem selo de “produto sustentável”.

Já uma emenda do deputado André Vargas (PT-PR) garante esses mesmos benefícios a todos os produtos que adquirirem uma espécie de selo de “produto sustentável”. A ideia é estimular a fabricação de itens com redução de emissão de gases por meio de processos certificados por organismos internacionais e nacionais de controle. “Incentivo para redução da carga tributária é sempre de extrema importância na produção brasileira. O governo poderia aproveitar essa estratégia para estimular setores produtivos que realmente contribuíssem para reduzir seus impactos sobre o meio ambiente”, argumentou Vargas.

Todas essas medidas serão discutidas entre o relator da medida provisória, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) e integrantes do Ministério da Fazenda ainda esta semana.

 

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Westphalem

Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou Novo sistema dos cartórios permite aos juízes escolher os bens de acordo com o valor para serem bloqueados, cobrindo apenas o valor da dívida Anna França 30/01/2025 15h00 • Atualizado 5 dias atrás O avanço da digitalização dos...

Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte

Recurso especial Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte 26 de janeiro de 2025, 9h52 O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a decisão de primeiro grau. Os autores, então, entraram com recurso especial alegando que deveriam ter sido intimados...

Herança musical: Como proteger direitos autorais antes da morte?

Precaução Herança musical: Como proteger direitos autorais antes da morte? Dueto póstumo envolvendo Marília Mendonça e Cristiano Araújo ilustra como instrumentos jurídicos podem preservar legado de artistas. Da Redação quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 Atualizado às 15:07 A preservação do legado...