Pesquisa mostra baixo desempenho das escolas públicas

Pesquisa mostra baixo desempenho das escolas públicas

02:29  Educação, Notícias  29/12/2014 - 07h30  Brasília  Embed
Kariane Costa

Menos de 10% dos alunos do Ensino Médio aprenderam Matemática em 2013.  É o que aponta a pesquisa do movimento social Todos Pela Educação.

Os dados mostram que apenas 9,3% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio no Brasil aprenderam Matemática. A meta era chegar a quase 29%.

Os números são do levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação com base em provas de 2013.

Os alunos também foram avaliados na Língua Portuguesa. O resultado foi melhor: 27%.

Mesmo assim, o país ficou abaixo do esperado no Ensino Médio, que era de 39% de ensino adequado em Português.

Para a diretora-executiva do movimento social Todos pela Educação, Priscila Cruz, o estudo destaca os problemas enfrentados pelo Ensino Médio no país:

"Isso é muito preocupante porque o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, e isso significa que por mais que a gente tenha melhorado em outras etapas, o final do percurso educativo desses alunos tem apontado para uma falta de qualidade muito grande. São esses alunos que fazem o Ensino Médio que vão para a universidade para o mercado de trabalho"

No Ensino Fundamental, os números são um pouco mais animadores: no 5º ano, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul atingiram as metas para 2013 tanto em Português como em Matemática.

Apesar disso, as Regiões Norte e Nordeste, mesmo tendo metas menores, ficaram abaixo do desempenho esperado.

Para Priscila Cruz, as escolas da rede pública dessas regiões merecem um investimento maior:.
"Investir mais, treinar mais, implementar melhor, ter melhor gestão e fazer com que esses resultados se equivalham, porque no mundo esses alunos depois vão se encontrar no mercado de trabalho, e não é justo que os alunos de escola pública tenham resultados e oportunidades piores do que os alunos que vieram de escola particular".

O movimento Todos Unidos Pela Educação, fundado em 2006, definiu cinco metas para Educação até 2022, ano do Bicentenário da Independência do país.

O estudo divulgado foi baseado na terceira meta: Todo aluno deve ter aprendizado adequado ao ano que está cursando
.

Agência Brasil

Notícias

Posse de carregador de celular dentro de presídio é falta grave

10/06/2011 - 13h06 DECISÃO Posse de carregador de celular dentro de presídio é falta grave A posse de carregador de celular dentro da prisão, mesmo sem aparelho telefônico, é uma falta grave. A decisão é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo os ministros, após a entrada em...

PEC dos Recursos

  A Justiça não se expressa somente em números Por José Miguel Garcia Medina   Muito se tem discutido em torno da conveniência de se limitar (ainda mais!) a quantidade de recursos que chegam aos tribunais superiores. Mas pouco se fala a respeito da função que estes tribunais exercem, no...

Mudança legal

  Criminalidade pode aumentar com novas exigências Por Décio Luiz José Rodrigues   Em linhas gerais, a Lei 12.403, de 04 de maio de 2011, que entrará em vigor 60 dias após a data de sua publicação oficial, esta aos 5 de maio de 2011, trata da prisão preventiva, prisão processual, fiança,...

Processo sobre direitos autorais em bares é suspenso por reclamação

08/06/2011 - 10h05 DECISÃO Processo sobre direitos autorais em bares é suspenso por reclamação O ministro Sidnei Beneti, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu admitir a reclamação apresentada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e suspendeu...