Política de integração entre lavoura, pecuária e floresta vai a sanção

05/04/2013 - 13h43 Sanções/Vetos - Atualizado em 05/04/2013 - 13h43

Política de integração entre lavoura, pecuária e floresta vai a sanção

Da Redação

Foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados e enviado a sanção presidencial substitutivo do Senado a projeto que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Autor da proposta, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) explica que o texto tem objetivo de "harmonizar o desenvolvimento econômico do meio rural com a preservação do meio ambiente".

O projeto original (PLC 78/2007) foi apresentado quando Rollemberg ainda era deputado federal e foi modificado durante a tramitação no Senado. De volta à Câmara, os deputados acataram a mudança feita pelos senadores, que transformaram os incentivos à integração de lavoura, pecuária e exploração de florestas em uma política nacional. O texto agora espera pela sanção da presidente Dilma Rousseff.

"Essa tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta foi desenvolvida pela Embrapa e hoje é considerada o grande instrumento capaz de otimizar a utilização do solo, compatibilizando aumento da produtividade com preservação ambiental, e evitando o avanço da agricultura sobre biomas preservados", explica o autor do texto.

A política visa incentivar a produtividade e a rentabilidade de atividades agropecuárias, em áreas já desmatadas, por meio da aplicação de sistemas que integrem cultivos agrícolas com criação de animais e exploração de espécies florestais, como alternativa a monoculturas tradicionais.

Também visa incentivar a recuperação de pastagens degradadas e estimular a pesquisa de atividades que promovam essa integração e a educação ambiental, nos diversos níveis escolares e também para agentes do agronegócio.

"Com isso, ganham os agricultores, ganha o país e ganham as futuras gerações, pois teremos a garantia de um Brasil que continuará sendo um grande produtor de alimentos, preservando seu meio ambiente", destaca Rollemberg.

 

Agência Senado

 

Notícias

Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado

Dignidade garantida Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado 1 de abril de 2025, 12h57 Para o juiz, o dono da loja tem condições financeiras suficientes para não ficar desamparado. Ele determinou, então, a penhora do imóvel, e destinou 50% do valor à autora da ação. Confira em...

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois Marcia Pons Mais do que divisão de bens, o pacto antenupcial tornou-se uma escolha consciente de casais modernos que valorizam autonomia, planejamento e vínculos duradouros. domingo, 30 de março de 2025   Atualizado em 28...

Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio

LAÇOS ROMPIDOS Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio Rafa Santos 28 de março de 2025, 8h23 Ao analisar o caso, o desembargador acolheu os argumentos da autora. “Antes da Emenda Constitucional n. 66/2010, a Constituição exigia separação judicial ou de fato antes da...