Pré-registro: Recivil lança ferramenta para facilitar o casamento

Pré-registro: Recivil lança ferramenta para facilitar o casamento

Publicado em 18 de agosto de 2022

Para facilitar a vida dos noivos que desejam se casar no civil em Minas Gerais, o Recivil lançou uma nova solução que visa garantir comodidade e agilidade no processo: o Pré-registro de Casamento.

Os noivos podem adiantar a documentação e as informações que deverão ser entregues ao cartório e confirmar de forma online se os documentos estão de acordo, agilizando assim o processo de habilitação.

Para isso, precisam se cadastrar na Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC Minas), por meio do site registrocivilminas.org.br. Depois, devem clicar em “Cadastro de Casamento”, preencher as informações solicitadas, como os dados pessoais de cada um, o regime de bens escolhido, se haverá mudança no nome após o casamento, além de anexar os documentos solicitados. Os noivos devem ainda selecionar o cartório em que desejam se casar (o cartório escolhido deve ser o de residência de um dos noivos).

Todas as informações serão enviadas ao cartório, que retornará informando se as informações e os documentos estão corretos e agendando uma data para a entrega pessoal da documentação, dando início ao processo de habilitação. No dia marcado, todo o processo já estará adiantado, e em poucos minutos os noivos já sairão do cartório com a data da celebração agendada.

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, explica que o sistema permite que os registradores civis tenham mais tempo para conferir a documentação e orientar os noivos com antecedência. “O pré-registro proporciona mais celeridade, comodidade e segurança jurídica no atendimento ao usuário otimizando o processo”.

Para fazer o pré-registro, os noivos devem acessar www.registrocivilminas.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Notícias

Prints como meio de prova judicial

Prints como meio de prova judicial Caroline Ricarte e Márcia Amaral O uso do WhatsApp nas relações comerciais facilita a comunicação, mas prints de conversas como provas judiciais exigem cautela quanto à autenticidade e legalidade. sexta-feira, 27 de setembro de 2024 Atualizado em 26 de setembro de...

Presunção de fraude não exclui distinção em revenda de bem penhorado

Casos excepcionais Presunção de fraude não exclui distinção em revenda de bem penhorado Paulo Batistella 25 de setembro de 2024, 12h49 Reconhecida a tese, o relator ponderou que, ainda assim, “em casos excepcionalíssimos, é necessário reconhecer a distinção (distinguishing) desse precedente...