Programa propõe simplificação e racionalização do sistema tributário nacional

Sugestões

Programa propõe simplificação e racionalização do sistema tributário nacional

quinta-feira, 9/5/2013

O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO, juntamente com a Fecomercio/SP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo e a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, elaborou um programa de simplificação e racionalização do sistema tributário nacional, composto por uma PEC, um PLC e um PL. O documento foi entregue à presidente Dilma na última segunda-feira, 6.

A PEC altera o § 2º do artigo 62 da CF/88 para vedar a edição de medida provisória que disponha sobre matéria tributária, com exceção do imposto extraordinário previsto no inciso II do artigo 154. Também modifica o artigo 150 da Constituição para dar nova redação à alínea c do inciso III e ao § 1º, de modo a assegurar anterioridade de seis meses antes de tornar o tributo exigível. A proposta ainda muda o § 6º do artigo 195 da Carta Magna, objetivando dar às contribuições destinadas à seguridade social a mesma regra de anterioridade imposta pelo artigo 150 aos tributos em geral.

Já o PL altera o decreto 70.235/72 e as leis 6.830/80, 8.666/93 e 9.430/96. Entre as medidas sugeridas no projeto estão a regulamentação de financiamentos e refinanciamentos de dívidas tributárias, restrição de anistia para que esse tipo de benefício seja concedido apenas em casos de calamidades e dívidas de pequeno valor e obrigatoriedade de a Fazenda Pública publicar, no exercício anterior, os critérios de seleção da declaração anual de imposto de renda da pessoa física, entre outros.

O PLC, por sua vez, altera diversos dispositivos do CTN.

Para Roberto Abdenur, presidente executivo do ETCO, "a complexidade do sistema tributário brasileiro é hoje um dos principais motivadores da sonegação fiscal e da informalidade que emperram o processo de formalização da economia e, em última instância, o próprio desenvolvimento do país".

Ele lembra ainda o impacto na arrecadação pelos governos de recursos que deveriam estar sendo utilizados em maiores investimentos em infraestrutura e serviços à população. "Simplificar e racionalizar o sistema tributário brasileiro é iniciativa das mais urgentes para atingirmos estágios mais elevados no processo de inserção do Brasil no cenário econômico mundial", avalia Abdenur.

_____________

 

 

 

 

Extraído de Migalhas

 

Notícias

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha 10/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em Santa Catarina, um casal deverá prestar contas sobre os bens administrados de pensão e herança da sobrinha, referentes ao período pelo qual...

Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa

Caso de divórcio Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa Homem alegou que se casou sem saber de problema psiquiátrico, mas juíza não viu requisitos do CC para anulação. Em vez disso, concedeu o divórcio. Da Redação segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 Atualizado às...

TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio

Cadê o dinheiro? TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio 4 de fevereiro de 2025, 19h12 Ao decidir, o desembargador entendeu que estavam presentes no caso os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil para a concessão de pedido liminar: probabilidade do direito e...