Projeto que incentiva turismo rural passa na CRA

01/11/2012 - 11h25 Comissões - Agricultura - Atualizado em 01/11/2012 - 12h39

Projeto que incentiva turismo rural passa na CRA

Iara Guimarães Altafin

Projeto que incentiva atividades de turismo rural, especialmente nas pequenas propriedades, foi aprovado nesta quinta-feira (1º) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O texto confere a essa modalidade de turismo o mesmo regime tributário, trabalhista e previdenciário aplicado às empresas agropecuárias tradicionais.

O texto (PLS 45/2012), de autoria do então senador Lauro Antonio (PR-SE), modifica o Plano Nacional do Turismo (Lei 11.771/2008) para permitir que hospedagens classificadas como de turismo rural possam ser administradas tanto por pessoas físicas como jurídicas.

Dessa forma, agricultores familiares poderão explorar o potencial turístico de sua propriedade rural durante todo o ano, como complementação à renda da produção agropecuária.

A proposição estende ao empregador que se dedique ao turismo rural as regras de contribuição relativas à Seguridade Social, aplicadas quando da contratação de trabalhador rural: 2,5% sobre a receita bruta, acrescida de 0,1% para o financiamento das prestações por acidente de trabalho.

O projeto também qualifica o empreendedor desse setor como empregador rural para todos os efeitos trabalhistas, mesmo que seus empregados exerçam atividades tipicamente urbanas, como garçons, recepcionistas e arrumadeiras, desde que seja um trabalho realizado em um empreendimento de turismo rural.

E sob a alegação de que esse tipo de turismo ocorre principalmente nos finais de semana e feriados, o autor propõe mudar a legislação para possibilitar a contratação de trabalhador rural por curto prazo.

Em voto favorável, a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que o turismo rural está presente na maioria dos estados brasileiros e, na avaliação da parlamentar, os incentivos propostos resultarão em mais renda para o produtor rural.

Propriedade rural

O autor do PLS 45/2012 define turismo rural como “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, que agregue valor a produtos e serviços, resgate e promova o patrimônio cultural e natural da comunidade”. Ana Amélia modificou essa definição para estabelecer como atividades de turismo rural aquelas realizadas na ‘propriedade rural’, e não ‘no meio rural’.

Para ela, o texto original excluía aqueles que exercem atividades classificadas como de turismo rural em propriedades localizadas em regiões metropolitanas, situação cada vez mais frequente devido à expansão do espaço urbano sobre áreas rurais.

O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, ainda será analisado pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento Regional e Turismo, cabendo a esta última a decisão terminativa. Depois seguirá para a Câmara dos Deputados.

 

Agência Senado

 

Notícias

Reparação de danos por demora na transferência de propriedade

Extraído de Boletim Jurídico Compradora de veículo terá de reparar danos por demora na transferência de propriedade Inserido em 19/5/2011 Fonte: TJRS A 19ª Câmara Cível do TJRS reformou sentença proferida em 1ª Instância no Juízo de Santo Cristo e condenou ao pagamento de R$ 5 mil, por danos...

Incidente de inconstitucionalidade

30/05/2011 - 13h32 EM ANDAMENTO Norma do Código Civil sobre regime sucessório em união estável é alvo de incidente de inconstitucionalidade A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suscitou incidente de inconstitucionalidade dos incisos III e IV do artigo 1.790 do Código Civil,...

Consagrado o princípio da autonomia partidária

Extraído de Click Sergipe Diretório nacional responde por dívidas locais 30/5/2011 Para regulamentar os artigos 14, parágrafo 3º, inciso V, e 17, ambos da Constituição Federal, entrou em vigor, em 1995, a Lei 9.096, que revogou expressamente a antiga Lei Orgânica dos Partidos Políticos e suas...

REFORMA TRIBUTÁRIA

  Criar tributo aumenta insegurança jurídica Por Raul Haidar   Com uma carga tributária próxima de 40% do PIB o Brasil não tem a mínima chance de competir com os demais emergentes, além de correr sérios riscos de perder muitas industrias e até mesmo ver a inflação retornar a níveis...

Unidade familiar

Extraído de Recivil Casal homossexual pode adotar bebê Ao concederem, por unanimidade de votos, a adoção de um bebê para um casal de homossexuais, os desembargadores da 1ª Câmara Cível de Belo Horizonte mais uma vez pensaram no melhor interesse da criança, como demandam casos envolvendo menor. Para...