Proposta Permitirá Que Jovens Maiores De 16 Anos Possam Dirigir

Proposta Permitirá Que Jovens Maiores De 16 Anos Possam Dirigir

Jovens com 16 anos ou mais poderão ter acesso a Permissão para Dirigir

De Ricardo Em 14 Fev 2023 9:17

Foi protocolado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL), que permitirá a emissão de uma Permissão para Dirigir aos jovens com idade igual ou superior aos 16 anos.

O Projeto de Lei em questão diz respeito ao PL 314/2023 que altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 e institui o Código de Trânsito Brasileiro, para permitir a emissão de Permissão para Dirigir a maiores de dezesseis anos de idade.

O autor da proposta é o deputado Roberto Duarte (Republicanos – AC), e o texto neste momento aguarda o despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

Jovens poderão dirigir
Para justificar a criação da proposta, Roberto Duarte lembra que os jovens têm passado por um processo de amadurecimento muito rápido e que não costuma ser visto em outros países.

Da mesma forma, é possível que os jovens maiores de 16 anos possam votar e participar ativamente da política nacional. Logo, diante de tal constatação, compreende-se que os jovens possam ganhar ainda mais espaço relacionado a vida adulta, dentre elas a possibilidade de conduzirem carros ou motocicletas.

Contudo, o grande entrave para permitir que jovens possam dirigir hoje está na relação do Código de Trânsito e a imputabilidade penal, contudo, essa é uma exigência que pode e precisa ser derrubada segundo o deputado.

Isso porque, mesmo não podendo aplicar a Lei Penal de adultos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, já prevê a caracterização como ato infracional das condutas descritas como crime ou contravenção penal, o que paralelamente inclui crimes de trânsito.

Como vai funcionar
Segundo a proposta, o objetivo é criar uma Permissão para Dirigir aos jovens com mais de 16 anos. A permissão terá validade de dois anos, como uma maneira de verificar o comportamento do jovem no trânsito.

Dessa forma, o jovem que não demonstrar bom comportamento no trânsito, deverá aguardar sua maioridade para solicitar novamente o direito de dirigir.

Fonte: Jornal Contábil

Notícias

Entenda PEC que quer o fim da escala de trabalho de 6x1

Trabalho Entenda PEC que quer o fim da escala de trabalho de 6x1 Texto foi proposto pela deputada Erika Hilton e depende do apoio de 171 parlamentares para ser analisada no Congresso. Da Redação segunda-feira, 11 de novembro de 2024 Atualizado às 12:07 Uma PEC - proposta de emenda à constituição...

Artigo - ITCMD e doações com elementos no exterior: tema superado?

Artigo - ITCMD e doações com elementos no exterior: tema superado? A incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) em heranças e doações que envolvam doadores e bens de propriedade de de cujus no exterior tem sido objeto de intensos debates no Brasil. Em 2021, em sede do...

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...