Proposta torna obrigatória dublagem de 70% dos filmes estrangeiros exibidos na TV

10/01/2012 14:58

Projeto determina que 70% dos filmes exibidos na televisão sejam dublados

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2584/11, do deputado licenciado João Rodrigues (PSD-SC), que torna obrigatória a dublagem em português de pelo menos 70% dos filmes estrangeiros transmitidos na tevê por assinatura e de todos os transmitidos por canais abertos.

Além disso, os filmes estrangeiros transmitidos com o uso do recurso SAP, o segundo canal de áudio, deverão adotar o áudio em português dublado como primeiro programa e o áudio original como segunda opção. A tecla SAP permite a quem assiste a um filme pela tevê escolher se quer ouvir o som original, geralmente em inglês, ou o dublado.

Ainda conforme o projeto, a dublagem deverá ser realizada por profissionais habilitados que atuem em território nacional. O descumprimento da medida, caso seja aprovada e vire lei, sujeitará as emissoras de televisão ao pagamento de multa de R$ 10 mil.

João Rodrigues acredita que a medida proposta preservará o idioma português e garantirá a todos os brasileiros o pleno entendimento dos filmes estrangeiros. “A simples legendagem dos filmes não é suficiente, já que exclui um grande número de cidadãos que não são capazes de compreender plenamente seus conteúdos”, afirma.

A medida, diz ainda o parlamentar, estimulará o trabalho dos estúdios nacionais de dublagem.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Juliano Pires
Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha 10/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em Santa Catarina, um casal deverá prestar contas sobre os bens administrados de pensão e herança da sobrinha, referentes ao período pelo qual...

Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa

Caso de divórcio Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa Homem alegou que se casou sem saber de problema psiquiátrico, mas juíza não viu requisitos do CC para anulação. Em vez disso, concedeu o divórcio. Da Redação segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 Atualizado às...

TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio

Cadê o dinheiro? TJ-MG concede a quebra de sigilo bancário em uma ação de divórcio 4 de fevereiro de 2025, 19h12 Ao decidir, o desembargador entendeu que estavam presentes no caso os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil para a concessão de pedido liminar: probabilidade do direito e...