Proprietário deverá recompor área desmatada ainda que não tenha dado causa

Proprietário deverá recompor área desmatada ainda que não tenha dado causa

Aquele que perpetua a lesão ao meio ambiente cometida por outrem está ele praticando ilícito

Publicado por Joao Montenegro - 13 horas atrás

Em sessão realizada nesta quarta-feira, 5 de novembro, no Plenário II do Tribunal de Justiça de Rondônia, a 2ª Câmara Cível manteve a condenação de Sidney Pereira a realizar obrigação de fazer, que consiste em recompor 37,42 hectares de área de reserva legal destruída em seu lote.

Sidney Pereira havia pedido recurso contra a sentença proferida em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado, em que foi condenado a realizar reparação do dano ambiental causado em seu lote com área aproximada de 161,6584 hectares.

O réu alegou que o desmatamento foi realizado por seu avô e seu pai, e ofereceu contestação, argumentando que o Licenciamento Ambiental de Propriedade Rural - LAPR não foi formalizado em razão de a SEDAM não ter efetuado a vistoria, e que, juntamente com um engenheiro, está regularizando as pendências que lhe foram informadas.

Ficou demonstrado no Auto de Infração e Relatório de Fiscalização que houve desmatamento da floresta nativa em áreas de reserva legal e de preservação permanente sem autorização do órgão competente e contrariando a legislação em vigor, provocando grande e inquestionável degradação ambiental. A parte desmatada corresponde a mais de 80% do imóvel.

A Câmara, por unanimidade, decidiu que o recurso não merece provimento. As alegações expostas pelo apelado não alteram sua responsabilidade para a recomposição da flora na área da qual detém a posse, ainda que o desmatamento tenha sido realizado por seu avô e seu pai.

Aquele que perpetua a lesão ao meio ambiente, cometida por outrem está, ele mesmo, praticando o ilícito. A obrigação de conservação é automaticamente transferida do alienante ao adquirente, independentemente deste último ter responsabilidade pelo dano.

Em se tratando de reserva florestal, com limitação imposta por lei, o novo proprietário ou possuidor assume o ônus de manter a preservação, tornado-se responsável pela reposição, mesmo que não tenha contribuído para devastá-la.

Responsabilidade que independe de culpa ou nexo causal, porque imposta por lei. No regime da responsabilidade objetiva, fundada na teoria do risco da atividade, para que se possa pleitear a reparação do dano, basta a demonstração do evento danoso e do nexo de causalidade.

Reserva Legal

O novo Código Florestal denomina área de reserva legal aquela "área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.”

Processo n: 0013271-38.2010.8.22.0002

Fonte: https://www.tjro.jus.br/noticias/item/4022-proprietario-devera-recompor-area-desmatada-ainda-que-nao-...

Joao Montenegro
Servidor Público
Administrador e Servidor Público. Cursando Pós Graduação em Licitações e Contratos. Coordenador do Portal da Transparência do Município de Cacaulândia.

Extraído de JusBrasil

Notícias

Pacotes de viagens

  Nas compras pela Web, vale direito de arrependimento O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), garante Ferri Júnior, assegura ao consumidor o direito de reflexão nos casos de compra de um produto fora do estabelecimento comercial por meio dos correios, internet, telefone ou...

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho - 1 hora atrás A Turma Recursal de Juiz de Fora considerou válida a assinatura digital utilizada por advogado da União para assinar petição inicial em processo de...

Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência

Extraído de Portal do Holanda 16 de Maio de 2011 Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência - O argumento do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cesar Peluso, de que se tivesse sido aprovada, nos últimos dois anos, a PEC dos Recursos só teria prejudicado...

A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas

Extraído de DireitoNet Juristas são contra PEC dos Recursos 16/mai/2011 Fonte: OAB - Conselho Federal A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas. Os maiores advogados do país abriram guerra contra a proposta de emenda à Constituição que altera os artigos 102 e 105 da Carta para transformar os...

Conheça a prova do concurso para juiz de Direito substituto do Distrito Federal

Gabarito Conheça a prova do concurso para juiz de Direito substituto do Distrito Federal (16.05.11) Nas segundas-feiras, o Espaço Vital vem publicando matérias sobre concursos públicos de interesse dos operadores do Direito. Os gabaritos são veiculados no dia seguinte; confira-os em nossa edição de...