Quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos

21/05/2013 20:10

Campanha por imposto justo quer reunir 1,5 milhão de assinaturas para projeto popular

Quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos. Isso parece justo? Mas o que deveria ser a lógica na tributação, não ocorre no Brasil.

Aqui na Câmara dos Deputados, o Sindifisco lançou campanha nacional para o trabalhador pagar menos imposto de renda. Durante o evento ocorrido no auditório Nereu Ramos, deputados de diversos partidos apoiaram a iniciativa, como Amauri Teixeira, do PT da Bahia, que é auditor fiscal de carreira.

"O Brasil priorizou a arrecadação e minimizou a fiscalização. Quando você prioriza a arrecadação, nós vamos ter eficiência em botar dinheiro para dentro, mas nós temos injustiça, porque você continua tributando quem sempre pagou. Ou seja, você arrecada aquilo que é visível, que é fácil de jogar para dentro dos cofres públicos, mas aquilo que é maior investigação, maior acompanhamento, nós debilitamos essa parte da gestão tributária."

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal espera obter mais de 1,5 milhão de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular que muda a forma de correção do imposto de renda de pessoa física, reajustando deduções e criando outras, como usar o valor pago em aluguel, de acordo com o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.

"Pela nossa iniciativa, o inquilino vai poder também abater. Assim como o Estado ganha uma parte do dinheiro que o proprietário recebe ao alugar, também deve ser abatido como despesa aquilo que o inquilino paga para o proprietário, e hoje isso não acontece."

Segundo a proposta, entre 2015 e 2024, a tabela do imposto seria corrigida em 5% a cada ano. Ao longo deste decênio, o Sindifisco estima que cerca de R$ 185 milhões deixarão de engordar o Leão para aquecer a economia, com o aumento do poder de compra do trabalhador.

Como parte do imposto de renda é transferido para estados e municípios, que também perderiam em receita tributária, Pedro Delarue disse que o Sindifisco apresentará uma Proposta de Emenda à Constituição para que embarcações e aeronaves particulares paguem o IPVA, imposto de propriedade de veículos automotores.

"Você tem um carro, deve ter um carro e você paga IPVA sobre esse carro. Agora, se você comprar um iate, uma lancha, uma lanchinha, for para Angra dos Reis com sua lanchinha ou com jatinho particular, você não vai pagar IPVA. Do seu carro, você paga, mas do jatinho, você não paga. Será que isso é justo?"

De acordo com Pedro Delarue, a campanha de obtenção de assinaturas será feita em postos de coleta nas cidades e também pela internet, na página www.sindifisconacional.org.br/impostojusto                                                                       e nas redes sociais Facebook e Twitter.

 

De Brasília, Wamberto Noronha

Agência Câmara Notícias

 

 

Notícias

Dentista reclama direito a aposentadoria especial

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 Cirurgião dentista que atua no serviço público de MG reclama direito a aposentadoria especial Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Reclamação (Rcl 11156) proposta pelo cirurgião dentista Evandro Brasil que solicita o direito de obter sua aposentadoria...

OAB ingressará com Adins no STF contra ex-governadores

OAB irá ao Supremo propor cassação de pensões para os ex-governadores Brasília, 17/01/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (17) que a OAB ingressará com ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) no Supremo Tribunal Federal contra todos...

Desmuniciamento de arma não conduz à atipicidade da conduta

Extraído de Direito Vivo Porte de arma de fogo é crime de perigo abstrato 14/1/2011 16:46   O desmuniciamento da arma não conduz à atipicidade da conduta, bastando, para a caracterização do delito, o porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar....

Prática de racismo no ambiente de trabalho

Extraído de JusBrasil Apelidos racistas no ambiente de trabalho geram danos morais Extraído de: Direito Vivo - 38 minutos atrás   Na Justiça do Trabalho de Minas ainda é grande a incidência de processos que denunciam a prática de racismo no ambiente de trabalho. Mas a sociedade moderna e as...