Santarém amanhece de luto

Principal candidata a capital do estado do Tapajós, Santarém amanhece de luto

12/12/2011 - 12h57
Nacional Política
Da Agência Brasil* 

Santarém (PA) – A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu hoje (12) decretar luto oficial de um dia na cidade, após o anúncio do resultado do plebiscito que manteve o estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital do estado do Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão.

As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas.

Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, “as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel”.

“Foi muito forte, durante a campanha, [a ideia de] que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram ‘sim’, esse argumento foi desmentido. A capital [Belém] não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo”, defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, neste momento, uma moção de repúdio ao estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. “Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo ‘não’. Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo”, disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje (12) com o intuito de avaliar o resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem (11), os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.

 

*Colaborou Karine Melo, da TV Brasil   //    Edição: Lílian Beraldo

Agência Brasil

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...