STJ lança nova Carta de Serviços

INSTITUCIONAL
05/10/2022 07:20

STJ lança nova Carta de Serviços

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lança, nesta quarta-feira (5), a sua nova Carta de Serviços. A data foi escolhida por coincidir com o 34º aniversário de promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã – que, além de garantir os direitos fundamentais e consolidar o Estado Democrático de Direito, instituiu o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal da Cidadania.

A nova versão da Carta de Serviços reúne informações e orientações sobre os serviços prestados pelo tribunal e sua forma de utilização. "Um local único e seguro de informações e de orientações claras sobre esses serviços, como formas e requisitos de acesso, custos e prazos de atendimento. Enfim, é a compilação de todos os serviços oferecidos pelo STJ", explica Tatiana Estanislau, ouvidora auxiliar.

A Carta aboliu a ideia de informações setorizadas. "Para tanto, todo o conteúdo foi checado com as unidades responsáveis pela prestação do serviço antes de ser disponibilizado", acrescenta a ouvidora auxiliar.

Além disso, garantindo inclusão e acessibilidade, também foi criada a versão VLibras da Carta de Serviços.

Versão mais moderna e mais intuitiva

A nova Carta apresenta um visual funcional e atrativo, facilitando o acesso às pessoas interessadas. Logo no início da página, é disponibilizado um campo de busca em que palavras-chaves podem ser inseridas com o intuito de encontrar, de maneira rápida, as informações sobre o assunto desejado.

Outra forma de acesso é por meio dos botões classificados por categorias de serviços, como Acessibilidade, Achados e Perdidos e Ações Educativas. Cada ícone apresenta um tema e reúne as informações que proporcionam uma visão mais ampla e mais coerente sobre as atividades e os serviços oferecidos pelo tribunal.

"As mudanças promovidas na Carta de Serviços visam facilitar o encontro de informações sobre os serviços oferecidos pelo STJ. Ao criar um visual mais intuitivo, inserir a opção de busca e adotar a linguagem simples, espera-se que o acesso à Carta aumente e que o percurso dos usuários dos serviços do STJ seja facilitado", diz Tatiana.

O STJ mais próximo do cidadão

A Carta de Serviços surgiu para atender à determinação da Lei 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública. No STJ, ela foi instituída pela Instrução Normativa STJ/GP 11/2018.

Sob a responsabilidade da Ouvidoria, que participou de todo o processo de reestruturação da Carta, o documento relaciona todas as unidades responsáveis pelos serviços oferecidos, no sentido de promover a política de transparência do STJ.

Como forma de garantir o contínuo aprimoramento dos serviços, a Carta traz, ainda, um canal para avaliação (Ajude a melhorar a Carta de Serviços do STJ).

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

 

Notícias

STJ vai estabelecer formalidades necessárias para leilão extrajudicial

STJ vai estabelecer formalidades necessárias para leilão extrajudicial É possível anular um leilão extrajudicial e desfazer o negócio entre arrematante e instituição financeira pelo fato de o edital desrespeitar os requisitos exigidos para o leilão judicial? A questão está nas mãos da 3ª Turma do...

Observância da cláusula de indenização por infidelidade no pacto antenupcial

Opinião Observância da cláusula de indenização por infidelidade no pacto antenupcial Fabrício Franklin 8 de setembro de 2024, 6h33 Nessa linha de raciocínio, no ano de 2018, o plenário do CNJ decidiu que os cartórios extrajudiciais estariam proibidos de realizar a celebração de pacto de...