STJ lança nova Carta de Serviços

INSTITUCIONAL
05/10/2022 07:20

STJ lança nova Carta de Serviços

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lança, nesta quarta-feira (5), a sua nova Carta de Serviços. A data foi escolhida por coincidir com o 34º aniversário de promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã – que, além de garantir os direitos fundamentais e consolidar o Estado Democrático de Direito, instituiu o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal da Cidadania.

A nova versão da Carta de Serviços reúne informações e orientações sobre os serviços prestados pelo tribunal e sua forma de utilização. "Um local único e seguro de informações e de orientações claras sobre esses serviços, como formas e requisitos de acesso, custos e prazos de atendimento. Enfim, é a compilação de todos os serviços oferecidos pelo STJ", explica Tatiana Estanislau, ouvidora auxiliar.

A Carta aboliu a ideia de informações setorizadas. "Para tanto, todo o conteúdo foi checado com as unidades responsáveis pela prestação do serviço antes de ser disponibilizado", acrescenta a ouvidora auxiliar.

Além disso, garantindo inclusão e acessibilidade, também foi criada a versão VLibras da Carta de Serviços.

Versão mais moderna e mais intuitiva

A nova Carta apresenta um visual funcional e atrativo, facilitando o acesso às pessoas interessadas. Logo no início da página, é disponibilizado um campo de busca em que palavras-chaves podem ser inseridas com o intuito de encontrar, de maneira rápida, as informações sobre o assunto desejado.

Outra forma de acesso é por meio dos botões classificados por categorias de serviços, como Acessibilidade, Achados e Perdidos e Ações Educativas. Cada ícone apresenta um tema e reúne as informações que proporcionam uma visão mais ampla e mais coerente sobre as atividades e os serviços oferecidos pelo tribunal.

"As mudanças promovidas na Carta de Serviços visam facilitar o encontro de informações sobre os serviços oferecidos pelo STJ. Ao criar um visual mais intuitivo, inserir a opção de busca e adotar a linguagem simples, espera-se que o acesso à Carta aumente e que o percurso dos usuários dos serviços do STJ seja facilitado", diz Tatiana.

O STJ mais próximo do cidadão

A Carta de Serviços surgiu para atender à determinação da Lei 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública. No STJ, ela foi instituída pela Instrução Normativa STJ/GP 11/2018.

Sob a responsabilidade da Ouvidoria, que participou de todo o processo de reestruturação da Carta, o documento relaciona todas as unidades responsáveis pelos serviços oferecidos, no sentido de promover a política de transparência do STJ.

Como forma de garantir o contínuo aprimoramento dos serviços, a Carta traz, ainda, um canal para avaliação (Ajude a melhorar a Carta de Serviços do STJ).

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

 

Notícias

TRF-1 suspende leilão de imóvel por falha no procedimento de intimação

TEM QUE AVISAR TRF-1 suspende leilão de imóvel por falha no procedimento de intimação 18 de novembro de 2024, 12h31 O magistrado ainda apontou que não havia nenhum documento que demonstrasse que o credor tentou promover a intimação pessoal do recorrente por meio dos Correios, com aviso de...

Entenda PEC que quer o fim da escala de trabalho de 6x1

Trabalho Entenda PEC que quer o fim da escala de trabalho de 6x1 Texto foi proposto pela deputada Erika Hilton e depende do apoio de 171 parlamentares para ser analisada no Congresso. Da Redação segunda-feira, 11 de novembro de 2024 Atualizado às 12:07 Uma PEC - proposta de emenda à constituição...

Artigo - ITCMD e doações com elementos no exterior: tema superado?

Artigo - ITCMD e doações com elementos no exterior: tema superado? A incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) em heranças e doações que envolvam doadores e bens de propriedade de de cujus no exterior tem sido objeto de intensos debates no Brasil. Em 2021, em sede do...

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...