Subcomissão do Senado define datas para discutir exploração de terras-raras

22/04/2013 - 21h11 Artigo - Atualizado em 22/04/2013 - 21h11

Subcomissão do Senado define datas para discutir exploração de terras-raras

Da Redação

O presidente da subcomissão temporária incumbida de criar um marco regulatório da mineração e da exploração das terras-raras, senador Aníbal Diniz (PT-AC), e o relator da subcomissão, Luiz Henrique (PMDB-SC), definiram na noite desta segunda-feira (22) uma agenda de trabalho. Entre os meses de maio e junho serão realizadas três audiências públicas para discutir a criação de regras que possibilitem o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor de minerais estratégicos.

A ideia é ouvir representantes de governo, instituições acadêmicas acadêmicas, pesquisadores e empresários sobre pesquisa e exploração de terras-raras - 17 elementos minerais essenciais à tecnologia de ponta, usados na fabricação de tablets, celulares e turbinas de energia eólica, por exemplo.

A primeira audiência está prevista para o dia 14 de maio. Serão convidados representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia, do Senai, do BNDES, do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras.

A segunda audiência pública será realizada no dia 23 de maio, com participação de instituições acadêmicas, pesquisadores e representantes do Exército. A terceira e última audiência será no dia 6 de junho e reunirá empresários e prefeitos de municípios onde há indício de presença de jazidas de terras raras.

 

Agência Senado

 

Notícias

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis Hainer Ribeiro O CC regula cláusulas restritivas como inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade, protegendo bens doados e limitando sua alienação. terça-feira, 19 de novembro de 2024 Atualizado em 18 de novembro de 2024 13:34 Cláusulas...

TRF-1 suspende leilão de imóvel por falha no procedimento de intimação

TEM QUE AVISAR TRF-1 suspende leilão de imóvel por falha no procedimento de intimação 18 de novembro de 2024, 12h31 O magistrado ainda apontou que não havia nenhum documento que demonstrasse que o credor tentou promover a intimação pessoal do recorrente por meio dos Correios, com aviso de...