Subcomissão do Senado define datas para discutir exploração de terras-raras

22/04/2013 - 21h11 Artigo - Atualizado em 22/04/2013 - 21h11

Subcomissão do Senado define datas para discutir exploração de terras-raras

Da Redação

O presidente da subcomissão temporária incumbida de criar um marco regulatório da mineração e da exploração das terras-raras, senador Aníbal Diniz (PT-AC), e o relator da subcomissão, Luiz Henrique (PMDB-SC), definiram na noite desta segunda-feira (22) uma agenda de trabalho. Entre os meses de maio e junho serão realizadas três audiências públicas para discutir a criação de regras que possibilitem o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor de minerais estratégicos.

A ideia é ouvir representantes de governo, instituições acadêmicas acadêmicas, pesquisadores e empresários sobre pesquisa e exploração de terras-raras - 17 elementos minerais essenciais à tecnologia de ponta, usados na fabricação de tablets, celulares e turbinas de energia eólica, por exemplo.

A primeira audiência está prevista para o dia 14 de maio. Serão convidados representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia, do Senai, do BNDES, do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras.

A segunda audiência pública será realizada no dia 23 de maio, com participação de instituições acadêmicas, pesquisadores e representantes do Exército. A terceira e última audiência será no dia 6 de junho e reunirá empresários e prefeitos de municípios onde há indício de presença de jazidas de terras raras.

 

Agência Senado

 

Notícias

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...