Tablets: Projeto aprovado também amplia prazo para implantação das ZPEs

21/09/2011 - 20h03

Projeto aprovado também amplia prazo para implantação das ZPEs

Além dos incentivos para a produção de tablets, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 23/11, aprovado nesta quarta-feira (21) pelo Senado, trata de outros três assuntos incluídos pela Câmara dos Deputados. Naquela Casa, a Medida Provisória (MP) 534/11, convertida no PLV, foi relatado pela deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS).

Um desses temas, previsto no artigo 4º, é o prazo para implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), zonas industriais incentivadas, em regiões pouco desenvolvidas, destinadas a empresas de produção de bens para exportação. O PLV altera a Lei 11.508/2007, ampliando de um para dois anos o prazo para início efetivo das obras de implantação das ZPEs.

Pela legislação em vigor, a administradora de cada ZPE tem o prazo de 12 meses para início das obras de implantação. O PLV ampliou esse prazo para 24 meses. O período é contado a partir da data de publicação do decreto de criação da ZPE em questão.

Emenda de redação

O artigo, no entanto, provocou polêmica em Plenário. O relator do projeto, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), acordou com parte dos líderes partidários a apresentação de uma emenda de redação para assegurar que o prazo de 24 meses para implantação das ZPEs valesse também para aquelas criadas antes da Lei 11.508/2007, como as de Barcarena (PA), Ilhéus (BA) e Cáceres (MT). Criadas ainda nos governos dos presidentes José Sarney e Itamar Franco, essas ZPEs não possuem prazo de caducidade, caso não sejam implantadas.

A emenda foi criticada pelos senadores do PSDB, que a consideraram uma alteração do mérito do PLV e não somente de redação, o que obrigaria o projeto a voltar à Câmara. Para evitar o atraso na tramitação da proposta, o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), comprometeu-se a incluir na Medida Provisória 540/11, que trata de assuntos tributários, uma emenda tratando das ZPEs mais antigas. Com o acordo, o relator retirou a emenda de redação.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) reforçou a importância de incluir um prazo de implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) mais antigas na MP 540/2011.

- As ZPEs vão estimular o desenvolvimento regional do país e viabilizar uma forma de desconcentrar a produção de tecnologia e de riqueza - defendeu o senador, lembrando que uma delas encontra-se em Ilhéus, na Bahia.

Paola Lima / Agência Senado

Notícias

STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar

Família STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar 4ª turma fixou solução inovadora proposta pelo ministro Buzzi. Da Redação sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 Atualizado em 7 de dezembro de 2019 16:30 A 4ª turma do STJ concluiu na quinta-feira, 5, julgamento que...

Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento?

Opinião Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento? Lina Irano Friestino 19 de dezembro de 2025, 9h25 A decisão do STJ no REsp 2.195.589/GO reforça algo que, no fundo, já estava escrito na lógica do regime de bens: casar sob comunhão parcial significa dividir não...

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...