Tablets: Projeto aprovado também amplia prazo para implantação das ZPEs

21/09/2011 - 20h03

Projeto aprovado também amplia prazo para implantação das ZPEs

Além dos incentivos para a produção de tablets, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 23/11, aprovado nesta quarta-feira (21) pelo Senado, trata de outros três assuntos incluídos pela Câmara dos Deputados. Naquela Casa, a Medida Provisória (MP) 534/11, convertida no PLV, foi relatado pela deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS).

Um desses temas, previsto no artigo 4º, é o prazo para implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), zonas industriais incentivadas, em regiões pouco desenvolvidas, destinadas a empresas de produção de bens para exportação. O PLV altera a Lei 11.508/2007, ampliando de um para dois anos o prazo para início efetivo das obras de implantação das ZPEs.

Pela legislação em vigor, a administradora de cada ZPE tem o prazo de 12 meses para início das obras de implantação. O PLV ampliou esse prazo para 24 meses. O período é contado a partir da data de publicação do decreto de criação da ZPE em questão.

Emenda de redação

O artigo, no entanto, provocou polêmica em Plenário. O relator do projeto, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), acordou com parte dos líderes partidários a apresentação de uma emenda de redação para assegurar que o prazo de 24 meses para implantação das ZPEs valesse também para aquelas criadas antes da Lei 11.508/2007, como as de Barcarena (PA), Ilhéus (BA) e Cáceres (MT). Criadas ainda nos governos dos presidentes José Sarney e Itamar Franco, essas ZPEs não possuem prazo de caducidade, caso não sejam implantadas.

A emenda foi criticada pelos senadores do PSDB, que a consideraram uma alteração do mérito do PLV e não somente de redação, o que obrigaria o projeto a voltar à Câmara. Para evitar o atraso na tramitação da proposta, o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), comprometeu-se a incluir na Medida Provisória 540/11, que trata de assuntos tributários, uma emenda tratando das ZPEs mais antigas. Com o acordo, o relator retirou a emenda de redação.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) reforçou a importância de incluir um prazo de implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) mais antigas na MP 540/2011.

- As ZPEs vão estimular o desenvolvimento regional do país e viabilizar uma forma de desconcentrar a produção de tecnologia e de riqueza - defendeu o senador, lembrando que uma delas encontra-se em Ilhéus, na Bahia.

Paola Lima / Agência Senado

Notícias

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...

Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada

Derrota dos estados Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada 30 de outubro de 2024, 21h22 A rejeição do Congresso Nacional em dispor no texto da lei sobre a incidência do ITCMD nos planos de VGBL é um bom indicativo de que a pretensão dos estados não deve ser...