Violência doméstica: cenário é mais grave nos lares

Violência doméstica: cenário é mais grave nos lares

Publicado por Michel Gomesvinagre - 4 minutos atrás

Pesquisa realizada pelos institutos Data Popular e Patrícia Galvão revelou que 70% das mulheres vítimas de violência são agredidas nas próprias residências e, em geral, por seus parceiros. No entanto, a realidade pode ser ainda mais superior ao que a pesquisa apresentou. Esta é a avaliação feita pela a magistrada Maria Socorro Pinto, que está a frente do Juizado Especial da Violência Doméstica, localizado no bairro de Lagoa Nova, desde 2008. Ela acredita que muitas mulheres agredidas não denunciam as realidades que sofrem dentro de casa, o que gera uma subnotificação dos números.

A pesquisa, realizada no final de 2014, revela que o problema da violência doméstica está presente no cotidiano da maior parte dos brasileiros. O levantamento revelou que 54% dos entrevistados conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. Outros 69% afirmaram acreditar que a violência contra a mulher não ocorre apenas em famílias pobres.

“Muitas ainda têm vergonha ou não sabem propriamente onde se dirigir para denunciar”, comenta a juíza Socorro Pinto, ao ressaltar que a unidade conta, atualmente, em média, com cerca de 3 mil demandas, relacionadas à determinação de medidas protetivas, em direção às vítimas, inquéritos, bem como procedimentos que ainda dependem de testemunhas. De acordo com a titular da unidade, por outro lado, a demanda também vem crescendo após a edição da Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

Atualmente, 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos e 37% delas também afirmam ter tido relação sexual sem preservativo por insistência do parceiro. A pesquisa também revelou altos índices de naturalização da violência nos relacionamentos, que é mais associada a agressões físicas, ameaças, xingamentos, bem como humilhações e o impedimento de sair ou de usar determinada roupa.

Fonte: https://www.defato.com/noticias/43681/estudo-aponta-que-70-das-mulheres-sa-o-agredidas-em-suas-resida-ncias

Michel Gomesvinagre
MGV ADVOGADOS ASSOCIADOS
Extraído de JusBrasil

Notícias

Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada

Derrota dos estados Câmara derruba taxação de transmissão por herança de previdência privada 30 de outubro de 2024, 21h22 A rejeição do Congresso Nacional em dispor no texto da lei sobre a incidência do ITCMD nos planos de VGBL é um bom indicativo de que a pretensão dos estados não deve ser...

Consequências da venda de lote desprovido de registro

Opinião Consequências da venda de lote desprovido de registro Gleydson K. L. Oliveira 28 de outubro de 2024, 9h24 Neste contexto, o Superior Tribunal de Justiça tem posição pacífica de que o contrato de compromisso de compra e venda de imóvel loteado sem o devido registro do loteamento é nulo de...