G1 – Tira dúvidas do IR 2021: inventário, programa do IR, prorrogação de prazo

G1 – Tira dúvidas do IR 2021: inventário, programa do IR, prorrogação de prazo

Especialista em imposto de renda da consultoria EY, Antonio Gil, vai responder todas as semanas, durante todo o prazo de declaração, a 15 perguntas dos leitores.

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2021 vai foi prorrogado até 31 de maio – e com ele seguem as dúvidas dos contribuintes.

Para ajudar nessa tarefa, a pedido do G1, o especialista em imposto de renda da consultoria EY, Antonio Gil, vai responder todas as semanas, durante todo o prazo de declaração, a 15 perguntas dos leitores. Serão 3 perguntas por dia, de segunda a sexta.

1) Pergunta: Meu pai faleceu em 2019; o inventário do imóvel em que eu moro foi concluído em 2019 mesmo; no entanto, por erro, eu entreguei a declaração inicial de espólio e não fiz a declaração final de espólio. Qual o procedimento correto a ser feito, agora em 2021? Entrego uma outra declaração, a final de espólio referente a 2020? (Antonio Jnr)

Resposta: É preciso entregar a Declaração Final de Espólio referente ao ano de encerramento do processo de inventário. Ou seja, de fato a Declaração Final de Espólio ano calendário 2019 precisará ser entregue. Note que é possível realizar esse procedimento entregando a Declaração Final de Espólio como retificadora da inicial de espólio.

2) Pergunta: Até ano passado declarei o IR pessoa física baixando um programa no site da receita federal e transmitindo a declaração pelo mesmo programa. Esse ano porém não estou encontrando, como faço para fazer minha declaração? (Paulo Legg)

Resposta: O Programa está disponível para download no site da Receita Federal através do link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf

3) Pergunta: Já enviei meu IR e coloquei em débito automático o que tenho que pagar. Foi antes da prorrogação, vão descontar no 30 de abril ou passa automaticamente para o último dia de maio? (Rosa Sandra Rocha)

Resposta: Com a prorrogação do prazo de entrega também é postergado o vencimento do imposto a pagar referente a cota única ou a primeira cota, também para dia 31/05/2020, tanto para quem colocar o pagamento em débito automático como para quem for pagar o DARF através de estabelecimento bancário.

Fonte: G1
Extraído de Anoreg/BR

 

 

Notícias

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...