Campanha para que os juízes estejam nos fóruns todos os dias

Campanha para que os juízes estejam nos fóruns todos os dias

(31.10.12)

O CNJ lança hoje (31) campanha para conscientizar os magistrados brasileiros a comparecer aos fóruns de segunda a sexta-feira e a morar nas cidades para as quais estão designados. O lançamento da ideia ocorrerá na tarde de hoje no TJ da Paraíba, com a expectativa de que tenha reflexos nacionais.

O Estado da Paraíba foi mencionado, recentemente, pelo corregedor nacional Francisco Falcão pela ímpar situação de apresentar juízes que estão em comarcas interioranas apenas às terças e quartas-feiras. Seria uma versão mais agravada do hábito criticado, anos antes, que apontou "juízes T-Q-Q" - isto é,  que comparecem às suas comarcas apenas às terças, quartas e quintas-feiras. Agora seriam os "juízes T-Q".

Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, a ideia é convencer os magistrados a marcar audiências preferencialmente às segundas e às sextas-feiras, dias em que o quórum de juízes nos fóruns é mais baixo.

Falcão ressalvou que “a grande maioria dos magistrados cumpre seu papel e mora nas comarcas. Mas há casos pontuais de juízes que só comparecem de terça a quinta-feira, e outros ainda que só aparecem às terças”, conta o corregedor.

A estratégia "é uma parceria educativa com o tribunal”, diz. Ele lembra que a previsão de que o juiz more na comarca em que julga está no artigo 35, inciso V, da Lei Orgânica da Magistratura. “Estar na vara todos os dias da semana, como faz todo funcionário, é uma obrigação do juiz, e não um favor”, afirma. Falcão espera que a iniciativa seja copiada por outros tribunais.

Outras opiniões

O jornalista Alessandro Cristo, do Conjur, ouviu o presidente nacional da OAB e dois dirigentes da magistratura brasileira.

* Ophir Cavalcante, presidente da Ordem, diz que "a dificuldade de encontrar magistrados nas comarcas todos os dias da semana é uma reclamação antiga. A Polícia trabalha 24 horas por dia, e pode prender alguém indevidamente no fim de semana. Se o juiz não estiver acessível na comarca, o pedido de habeas corpus não será apreciado”.

* Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros: "Trabalhar em casa pode ser mais produtivo que no fórum. Há mais tranquilidade para refletir sobre os processos e decidir", afirma. Segundo ele, as corregedorias dos tribunais estão conectadas, via Internet, com os computadores dos juízes, de forma que é possível saber se ele está ou não trabalhando. Cada juiz tem uma meta de audiências e decisões. Se ele não cumpre, é chamado a se explicar."
 
Sobre o Estado da Paraíba, onde a campanha do CNJ começará, Calandra explica que o Judiciário local sofre com a falta de reposição de cargos vagos de juízes há mais de dez anos. "Muitos têm de estar simultaneamente em três ou quatro comarcas e, por isso, não conseguem estar presentes o tempo todo em todas."

* Renato Henry SantAnna, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra): "A maior parte do trabalho do juiz é feita solitariamente, o que independe de ele estar ou não na vara. Apenas 30% do trabalho do juiz precisa ser feito no fórum. O resto são despachos, que ele pode fazer de casa", diz.

  Ressalta que "há ambientes de trabalho mal equipados, o que leva o juiz a trabalhar de seu próprio escritório, onde tem melhores instalações. O juiz deve estar acessível à população, mas não em um pronto-socorro durante 24 horas por dia. Não é função do CNJ controlar o horário de expediente dos juízes, o que as corregedorias estaduais podem fazer".

 

Fonte: www.espacovital.com.br

Notícias

A idade mínima para ser juiz

  Juízes, idade mínima e reflexos nas decisões Por Vladimir Passos de Freitas A idade mínima para ser juiz e os reflexos no comportamento e nas decisões é tema tratado sem maior profundidade. As Constituições de 1824 e de 1891 não fixaram idade mínima para ser juiz. Todavia, o Decreto 848,...

Quando o anticoncepcional falha

Quando o anticoncepcional falha (25.02.11) O TJ de Santa Catarina decidiu que uma indústria Germed Farmacêutica Ltda. deve continuar pagando pensão de um salário mínimo mensal - mesmo enquanto apelação não é julgada - a uma mulher da cidade de Navegantes que teria engravidado apesar de utilizar...

Credores não habilitados

Extraído de AnoregBR Concordatária tem direito ao levantamento de valores que estão depositados à disposição de credores não habilitados Sex, 25 de Fevereiro de 2011 13:53 A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a empresa Ferragens Amadeo Scalabrin Ltda. tem direito ao...

Direito de Família

  Leis esparsas e jurisprudência geram novas tendências Por Caetano Lagrasta   O Direito de Família é atividade jurídica em constante evolução, ligada aos Costumes e que merece tratamento diferenciado por parte de seus lidadores. Baseado no Sentimento, no Afeto e no Amor, merece soluções...

É válida escuta autorizada para uma operação e utilizada também em outra

24/02/2011 - 10h16 DECISÃO É válida escuta autorizada para uma operação e utilizada também em outra Interceptações telefônicas autorizadas em diferentes operações da Polícia Federal não podem ser consideradas ilegais. Essa foi a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao...

Estatuto da família

  Deveres do casamento são convertidos em recomendações Por Regina Beatriz Tavares da Silva   Foi aprovado em 15 de dezembro de 2010, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, um projeto de lei intitulado Estatuto das Famílias (PL 674/2007 e...