CCJ promove debate internacional sobre papel dos juízes na proteção ao meio ambiente

CCJ promove debate internacional sobre papel dos juízes na proteção ao meio ambiente

Da Redação | 13/11/2014, 10h20 - ATUALIZADO EM 13/11/2014, 11h20     

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza nesta sexta-feira (14) audiência pública com a presença de altos magistrados de cortes nacionais e internacionais para debater o papel dos juízes na proteção ambiental.

O “Colóquio Internacional – Juízes e Meio Ambiente” visa comparar o modelo brasileiro com a experiência latino-americana. A audiência foi requerida pelo presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e também deve contar com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros.

De acordo com os organizadores do debate, o papel dos juízes na proteção do meio ambiente vem crescendo em todo o mundo a partir da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro.

A criação de Varas Ambientais especializadas tanto na Justiça Federal como na Estadual é uma das inovações brasileiras na área, fenômeno que também ocorre no exterior. Paralelamente, organizações internacionais vêm trabalhando para fortalecer as instituições judiciais, sobretudo com capacitação e apoio técnico.

O Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criou o Conselho Consultivo Internacional para a Justiça Ambiental. Outra medida em debate é a criação de um Instituto Judicial para o Meio Ambiente.

Foram convidados para a audiência pública Antonio Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça e presidente do Fórum Nacional da Magistratura e Ambiente; Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente; Eduardo dos Santos, secretário-geral das Relações Exteriores; José Antônio Marcondes de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores; João Ricardo dos Santos Costa, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Ricardo Luis Lorenzetti, presidente da Corte Suprema de Justiça da Argentina; Sergio Manuel Muñoz Gajardo, presidente da Corte Suprema do Chile; Luc Lavrysen, ministro da Corte Constitucional da Bélgica e presidente do Fórum de Juízes pelo Ambiente da União Europeia; Ragnhild Noer, ministra da Suprema Corte da Noruega; Arnold Kreilhuber, diretor jurídico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; Nicholas Robinson, professor da Pace University; Nicholas Bryner, pesquisador da George Washington University; e Claudia de Windt, especialista jurídica sênior da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A audiência começa às 9h, na sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado

Notícias

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...