Contran aprova a aplicação de autuações de trânsito por meio de videomonitoramento

Contran aprova a aplicação de autuações de trânsito por meio de videomonitoramento

A resolução n.º 909 do Contran revogou as resoluções n.º 471/13 e 532/15.

Andressa Lopes Gomes, Bacharel em Direito
Publicado por Andressa Lopes Gomes

No dia 01/04/2022 entrou em vigor a Resolução do Contran n.º 909/22 regulamentando as aplicações de infrações de trânsito por meio de videomonitoramento, desde que respeitadas alguns requisitos específicos.

Desta forma, passou a ser permitido a autuação de condutores de veículos que descumprem as normas gerais de circulação e conduta de trânsito, através das câmeras de videomonitoramento instaladas nas vias.

Para tanto, o agente fiscalizador deve estar "online" no momento da infração, não podendo utilizar de imagens gravadas ou posteriores ao fato para aplicar a autuação de trânsito.

Além disso, o agente de trânsito deve informar no campo de "observações" a forma como foi constatada a autuação.

Por fim, as autuações de trânsito somente podem ser realizadas nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim, ou seja, antes do ponto em que estiver a câmera de videomonitoramento instalada, deve haver alguma placa informando a sua existência.

Portanto, se você foi autuado por meio de videomonitoramento e constatou a ausência de algum dos requisitos mencionados acima, exerça o seu direito de defesa.

Andressa Lopes Gomes, Bacharel em Direito
Andressa Lopes GomesPRO
Especialista em Direito de Trânsito
Bacharela em Direito, graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, em novembro de 2019. Pós-graduada em Direito de Trânsito, pela Faculdade Legale, em agosto de 2021.

Fonte: Jusbrasil

Notícias

TJ/SP manda desvincular débitos anteriores à arrematação de imóvel

Hasta pública TJ/SP manda desvincular débitos anteriores à arrematação de imóvel Para colegiado, a manutenção dos débitos no cadastro do imóvel contraria o princípio da legalidade e poderia inviabilizar a venda do bem. Da Redação domingo, 18 de agosto de 2024 Atualizado em 16 de agosto de 2024...

TJ-MG nega agravo e confirma pensão alimentícia a ser paga por neta a avó

Obrigação solidária TJ-MG nega agravo e confirma pensão alimentícia a ser paga por neta a avó Eduardo Velozo Fuccia 19 de agosto de 2024, 7h31 “Por se tratar de obrigação solidária, pode a agravada, pessoa idosa, optar entre os prestadores, razão pela qual não se faz obrigatória a inclusão dos...

Uso exclusivo de imóvel em comum exige pagamento de aluguel

inquilino incomum Uso exclusivo de imóvel em comum exige pagamento de aluguel 16 de agosto de 2024, 8h24 O autor da ação alegou que, desde o divórcio, o ex-marido vem usando o imóvel de forma exclusiva, sem pagar aluguel ou as cotas condominiais. Prossiga em Consultor Jurídico      ...

Último Recurso discute regime de visitas para os pets

MÍDIAS 15/08/2024 09:25    Último Recurso discute regime de visitas para os pets ​A quarta temporada do programa Último Recurso começa com a história da Kimi, uma cadela da raça yorkshire que recebeu tanto amor ao ponto de os tutores...