Enquete mostra que internautas não querem limitador de velocidade nos veículos

06/02/2014 - 19h20 Especial - Atualizado em 06/02/2014 - 21h13

Enquete mostra que maioria dos internautas não quer limitador de velocidade nos veículos

Da Redação

A maioria dos internautas que participaram de enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado se manifestou contra o projeto (PLS 235/2003) que inclui o limitador de velocidade entre os equipamentos obrigatórios dos veículos. No total, 2.685 internautas opinaram, sendo que 67,2% votaram contra a proposta, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), enquanto outros 32,8% mostraram-se favoráveis à alteração da legislação de trânsito.

O projeto modifica o artigo 105 da Lei nº 9503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, obrigando o uso do limitador de velocidade nos veículos. Na justificativa do projeto, o autor argumenta que nenhum veículo deve desenvolver velocidade superior à maior velocidade permitida no Brasil. Cita ainda que o excesso de velocidade tem sido a grande causa de mortes no trânsito.

Na apresentação do relatório pela aprovação da matéria, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou o caso da jovem Giovana Dias de Souza Alves, de 19 anos, que morreu em colisão, no mês de novembro do ano passado na rodovia SP-55. A jovem havia postado em uma rede social uma fotografia do velocímetro de seu carro marcando quase 180 km/h. Segundo o relator, tragédias como essa podem ser evitadas com o uso do limitador de velocidade.

Em mensagens encaminhadas pelos cidadãos no espaço "Comente o Projeto" da página do DataSenado, alguns registraram os motivos pelos quais são a favor da mudança na legislação. “Sou a favor porque a maioria dos acidentes fatais é por conta do excesso de velocidade. Esse projeto com certeza irá diminuir o número de mortos e acidentados, e consequentemente os gastos com a saúde”, defendeu Luciano Coelho de Morais, de Recife.

Por outro lado, algumas mensagens foram contra a proposta, alegando que em certos casos o motorista precisa imprimir uma velocidade maior. “Em uma situação de emergência, o motorista tem que ter opções: frear, desviar ou acelerar. Se a única opção viável no momento for acelerar, e seu veículo estiver com limitador, teremos mais um acidente, mais mortos para entrar nas estatísticas”, argumentou Arnaldo Adasz, de Araraquara (SP).

Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.

 

Agência Senado

 

Notícias

Herança digital e planejamento sucessório

Herança digital e planejamento sucessório Luiz Gustavo de Oliveira Tosta No universo digital, legado também se planeja. Influenciadores e profissionais de mídia precisam proteger sua herança online com estratégia jurídica e visão sucessória. domingo, 6 de abril de 2025 Atualizado em 4 de abril de...

Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado

Dignidade garantida Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado 1 de abril de 2025, 12h57 Para o juiz, o dono da loja tem condições financeiras suficientes para não ficar desamparado. Ele determinou, então, a penhora do imóvel, e destinou 50% do valor à autora da ação. Confira em...

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois

Pacto antenupcial: Liberdade, proteção e maturidade a dois Marcia Pons Mais do que divisão de bens, o pacto antenupcial tornou-se uma escolha consciente de casais modernos que valorizam autonomia, planejamento e vínculos duradouros. domingo, 30 de março de 2025   Atualizado em 28...

Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio

LAÇOS ROMPIDOS Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio Rafa Santos 28 de março de 2025, 8h23 Ao analisar o caso, o desembargador acolheu os argumentos da autora. “Antes da Emenda Constitucional n. 66/2010, a Constituição exigia separação judicial ou de fato antes da...