Órgãos públicos não poderão ter documentos somente em língua estrangeira na internet

19/07/2012 - 15h02 Sanções/Vetos - Atualizado em 19/07/2012 - 15h03

Em 90 dias, órgãos públicos não poderão ter documentos somente em língua estrangeira na internet

Da Redação

No prazo de 90 dias, todos os documentos institucionais publicados por órgãos públicos em língua estrangeira na internet deverão ter também uma versão em português. A determinação consta da Lei 12.686/2012, sancionada nesta quarta-feira (18) pela presidente Dilma Rousseff. A norma vale para União, estados, Distrito Federal e municípios.

O projeto que deu origem à lei (PLS 225/2003) foi apresentado em 2003 pelo então senador Aloizio Mercadante, que, à época, explicou que havia muitos documentos de órgãos e entidades públicas federais disponíveis apenas em língua estrangeira na internet.

A proposta de tornar obrigatória a existência de versões de todos os documentos em português foi aprovada na Comissão de Educação do Senado na forma de substitutivo do então senador Eduardo Azeredo. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em maio deste ano.

 

Agência Senado

____________________

 

10/09/2003 - 00h00 Comissões - Atualizado em 10/09/2003 - 00h00

Governos terão que divulgar informações na Internet em português

Da Redação

A Comissão de Educação (CE) aprovou definitivamente o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao projeto de lei (PLS n° 225/2003) do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que determina que os documentos, textos e artigos em língua estrangeira colocados à disposição do público em sítios da Internet mantidos pela União, estados e municípios sejam apresentados também em português. Caso não haja recurso à decisão da CE, a matéria estará pronta para seguir para a análise dos deputados.

De acordo com Mercadante, documentos oficiais divulgados pela rede mundial de computadores não devem ser divulgados pelo governo apenas em língua estrangeira, já que a maioria dos brasileiros não domina o inglês.

-É desejável que seja facilitado o acesso de estrangeiros às informações e análises de documentos oficiais disponibilizadas na Internet. No entanto, não é razoável, como acontece hoje, que os cidadãos e contribuintes brasileiros não possam ter o mesmo acesso, uma vez que esses documentos, com freqüência, estão disponíveis apenas em sua versão em língua estrangeira-, afirma Mercadante na justificativa do projeto.

A proposta teve seu escopo ampliado pelo relator, que incluiu os governos municipais e estaduais, além do federal, entre os entes públicos que devem cumprir as determinações sugeridas pelo senador paulista.

A comissão também aprovou em caráter terminativo na reunião desta quarta-feira (10), com base em relatório do senador Mão Santa (PMDB-PI), o projeto de lei (PLS nº 212/ 2003) do senador Flávio Arns (PT-PR) que institui o Dia Nacional dos Ostomizados, a ser comemorado anualmente no dia 16 de novembro. Ostomizado é a pessoa cujo conteúdo dos intestinos ou da bexiga passam por um buraco feito no abdômen (o ostoma) para um saco exterior.

Terminativamente, a CE, presidida pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), aprovou ainda o Projeto de Lei do Senado nº 324/2003, que institui o Dia Nacional dos Jornais Oficiais, a ser comemorado anualmente no dia 1º de outubro. De autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), a proposta foi relatada na comissão pelo senador Renildo Santana (PFL-SE).

Por entender que a proposta é inconstitucional, a comissão decidiu rejeitar terminativamente o projeto de lei (PLS nº 144/2003) do senador Delcidio Amaral (PT-MS) que tinha como objetivo incluir uma disciplina de estímulo ao empreendedorismo juvenil nos currículos de cursos superiores do país. Apesar de reconhecer o mérito da matéria, o relator, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), apontou que a proposta fere o princípio constitucional da autonomia didático-pedagógica e a competência da União de legislar sobre diretrizes e bases da educação.

 

Agência Senado

 

Notícias

STF deve julgar se ISS deve ser pago seguindo lei municipal ou lei federal

15/03/2011 - 13h03 DECISÃO STF deve julgar se ISS deve ser pago seguindo lei municipal ou lei federal Compete ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada...

Uso indevido de imagem em anúncio

16/03/2011 - 10h25 DECISÃO O Globo terá de pagar R$ 10 mil por uso indevido de imagem em anúncio A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou em R$ 10 mil o valor da indenização a ser paga pela Infoglobo Comunicações Ltda., que publica o jornal O Globo, a Erick Leitão da Boa Morte,...

CPI da CBF já conta com 114 assinaturas

16/03/2011 - 21h44 CPI da CBF já conta com 114 assinaturas Expectativa, porém, é que investigação não prospere; CBF faz operação-abafa e não comenta denúncias Eduardo Militão A CPI para investigar irregularidades no Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 já tem 114 assinaturas,...

Recalls serão monitorados pelo Denatran

Extraído de domtotal 14/03/2011 | domtotal.com Recalls serão monitorados pelo Denatran   As informações sobre recall de veículos farão parte do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A partir desta quinta-feira (17/3), os consumidores poderão saber, através do número do chassi do...

Embriaguez pode ser comprovada por bafômetro, diz STJ

Embriaguez pode ser comprovada por bafômetro, diz STJ 14 de março de 2011 | 19h 07 MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que estados de embriaguez de motoristas podem ser comprovados por meio do teste do bafômetro e não apenas por exame de sangue. Os...

Aborto legal

  Decisão sobre antecipação terapêutica do parto Por Mauro César Bullara Arjona   O aborto de feto anencéfalo voltará a ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal, segundo a pauta do tribunal constitucional. Atualmente, a legislação brasileira autoriza o aborto em duas hipóteses (aborto...