PRÉ-REGISTRO: Recivil lança ferramenta para facilitar registro de nascimento

PRÉ-REGISTRO: Recivil lança ferramenta para facilitar registro de nascimento

Publicado em 19 de julho de 2021

Quando nasce, o bebezinho exige muito cuidado e dedicação. Para facilitar a vida dos pais e combater o sub-registro de nascimentos em Minas Gerais, o Recivil criou uma solução que visa garantir comodidade e agilidade no processo de registro de nascimento da criança: antes dela nascer, durante a gestação, agora é possível dar entrada na documentação com antecedência. A ferramenta é chamada de PRÉ-REGISTRO.

A partir do momento que a mulher identificar a gravidez, os pais já podem se cadastrar na Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC Minas), por meio do site registrocivilminas.org.br. Depois, devem clicar em “Cadastro Pré-Registro”, preencher os dados solicitados, como endereço, nome dos pais, dos avós e da própria criança. Além de anexar os documentos solicitados. Também é possível acompanhar o dados cadastrados em “Visualizar Pré-Registros”.

Mas nem tudo é feito online antes do nascimento da criança. O número da Declaração de Nascido Vivo (DNV), dia e horário do nascimento, por exemplo, ainda serão preenchidos no cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, onde será lavrado o registro. O procedimento também pode ser feito na Unidade Interligada instalada dentro da maternidade. Com a facilidade, a previsão é que o tempo de atendimento para registrar o nascimento da criança cairá de 30 para 10 minutos nos cartórios.

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, informa que os oficiais de registro civil terão mais tempo para conferir documentações e orientar os pais com antecedência, evitando transtornos. “Muitas vezes a pessoa é da zona rural e se desloca até o cartório faltando documentos ou com documentos errados. Algumas pessoas também desconhecem as regras de registro de nome e de sobrenome e até quais opções de nomes causarão constrangimentos. Com o pré-registro, os cartórios terão até nove meses para checar toda a documentação e passar as informações necessárias ao cidadão”, ressalta.

O novo serviço permitirá aos pais informar antecipadamente o nome da criança. Se até o último momento eles quiserem alterá-lo, o programa permitirá a mudança. “Outra vantagem é dar autonomia para a mãe participar efetivamente do registro do nome da criança enquanto estiver grávida, através da CRCMinas”, enfatiza o presidente do Recivil.

Para fazer o pré-registro, os pais devem acessar www.registrocivilminas.org.br

Combate ao sub-registro

Proposta inovadora no país, o pré-registro surgiu para combater as taxas de sub-registro de nascimento em Minas Gerais. “Se após fazer o pré-registro os pais não forem ao cartório finalizar o registro de nascimento do filho, eles poderão ser acionados pelo oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e até pelo poder público”, explica Genilson Gomes.

Outro benefício do pré-registro será gerar relatórios sobre o número de crianças nascidas e não registradas em Minas Gerais, subsidiando a adoção de políticas públicas de combate ao sub-registro pelo poder público. A inovação também é uma solução para se evitar aglomeração nos cartórios durante a pandemia. O pré-registro faz parte das medidas de modernização dos cartórios implantadas pelo Recivil.

O pré-registro garante:

– Antecipar a realização do cadastro da criança.
– A mãe participar efetivamente do registro do nome da criança.
– Agilizar o cadastro na Unidade Interligada instalada dentro da maternidade, responsável por realizar o registro de nascimento da criança ainda no hospital.
– Diminuir filas e tempo de espera no cartório ou no posto da Unidade Interligada.
– Antecipar a correção de dados e de documentos necessários para o registro de nascimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Notícias

OAB irá ao Supremo contra agendamento de conversa entre advogado e preso

Extraído de JusBrasil OAB irá ao Supremo contra agendamento de conversa entre advogado e preso Extraído de: OAB - Rondônia - 1 hora atrás Brasília, 11/04/2011 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), decidiu hoje (11) que irá ajuizar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) Ação...

STJ admite continuidade delitiva entre estupro e atentado ao pudor

12/04/2011 - 09h09 DECISÃO Quinta Turma admite continuidade delitiva entre estupro e atentado ao pudor A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é possível a figura do crime continuado entre estupro e atentado violento ao pudor – tipos penais tratados separadamente pelo...

Exclusividade em contrato verbal garante indenização a representante comercial

12/04/2011 - 10h04 DECISÃO Exclusividade em contrato verbal garante indenização a representante comercial A contratação de outra empresa para atuar na mesma área de representação comercial pode ser entendida como rescisão imotivada de contrato e dar margem ao pagamento de indenização pela firma...

Justiça determina continuidade de pagamento de pensão para filha de 25 anos

Extraído de Recivil Justiça determina que pai continue pagando pensão para filha de 25 anos A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), durante sessão realizada nesta quinta-feira (07), deu provimento parcial à apelação cível interposta por uma jovem de 25 anos que pleiteava a...

Servidor aprovado em novo concurso não aproveita vantagens do cargo anterior

23/03/2011 - 08h02 DECISÃO Servidor aprovado em novo concurso não aproveita vantagens do cargo anterior O tempo exercido por um servidor no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária não lhe dá o direito de assumir o cargo de Analista Judiciário – Área de Execução de Mandados (oficial de...