Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

24/09/2012

O aumento no número de furtos e roubos de veículos e de oficinas ilegais de desmonte motivou a apresentação de um projeto de lei que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos terrestres. De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o PLS 617/2011 aguarda designação de novo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PLS 617/2011 estabelece define o que é empresa de desmonte, peça de reposição usada, sucata, autopeça de segurança, entre outros.

Além disso, determina uma série de regras para autorização de funcionamento dessas empresas, para as operações e para o controle do desmonte e da revenda de peças usadas. O projeto prevê também as infrações e sanções administrativas aplicáveis.

De acordo com a proposta, as empresas de desmonte devem ter autorização para funcionar e obter a certificação junto ao Inmetro. O projeto também determina que os veículos destinados à desmontagem sejam apenas os provenientes de acidente de trânsito, os que estiverem no final da vida útil e os retirados de circulação por dívidas com o Estado devido a impostos ou multas em atraso.

As peças de reposição usadas que forem comercializadas deverão ser marcadas e ter uma identificação para permitir rastrear o veículo de procedência. Caso o PLS 617/2011 vire lei, os departamentos de trânsito de cada estado e do Distrito Federal – Detrans – deverão implantar o sistema de integração das informações dos veículos desmontados e das peças usadas a serem comercializadas.

Na justificação da proposta, o senador Romero Jucá ressalta o aumento do número de furtos e roubos de veículos no país e a ligação desse crime com a comercialização de suas peças no mercado, por meio das oficinas ilegais de desmonte.

“A regulamentação da atividade de desmonte, da comercialização de peças de reposição usadas e destinação das sucatas, além de reduzir a criminalidade e promover maior segurança para a população, beneficiará o consumidor, que poderá confiar nos estabelecimentos de revenda”, afirma.

O senador também prevê a geração de empregos e a proteção do meio ambiente e da saúde pública, pois o projeto apresenta regras específicas para o descarte de materiais, líquidos e fluidos de veículos automotores que possuam potencial lesivo ao meio ambiente.

O autor do PLS 617/2011 se baseou ainda no exemplo de outros países que passaram a regulamentar a atividade.


Segundo Jucá, a Argentina, após um ano de criação dos desmontes legais, reduziu em 50% o índice de roubo de automóveis. Apesar de já existirem leis estaduais que tratam do mesmo assunto, o senador ressalta a necessidade de uma lei federal para trazer mais uniformidade e maior controle.

 

Extraído de JusClip

Notícias

Pacotes de viagens

  Nas compras pela Web, vale direito de arrependimento O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), garante Ferri Júnior, assegura ao consumidor o direito de reflexão nos casos de compra de um produto fora do estabelecimento comercial por meio dos correios, internet, telefone ou...

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho - 1 hora atrás A Turma Recursal de Juiz de Fora considerou válida a assinatura digital utilizada por advogado da União para assinar petição inicial em processo de...

Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência

Extraído de Portal do Holanda 16 de Maio de 2011 Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência - O argumento do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cesar Peluso, de que se tivesse sido aprovada, nos últimos dois anos, a PEC dos Recursos só teria prejudicado...

A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas

Extraído de DireitoNet Juristas são contra PEC dos Recursos 16/mai/2011 Fonte: OAB - Conselho Federal A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas. Os maiores advogados do país abriram guerra contra a proposta de emenda à Constituição que altera os artigos 102 e 105 da Carta para transformar os...

Conheça a prova do concurso para juiz de Direito substituto do Distrito Federal

Gabarito Conheça a prova do concurso para juiz de Direito substituto do Distrito Federal (16.05.11) Nas segundas-feiras, o Espaço Vital vem publicando matérias sobre concursos públicos de interesse dos operadores do Direito. Os gabaritos são veiculados no dia seguinte; confira-os em nossa edição de...