Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

24/09/2012

O aumento no número de furtos e roubos de veículos e de oficinas ilegais de desmonte motivou a apresentação de um projeto de lei que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos terrestres. De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o PLS 617/2011 aguarda designação de novo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PLS 617/2011 estabelece define o que é empresa de desmonte, peça de reposição usada, sucata, autopeça de segurança, entre outros.

Além disso, determina uma série de regras para autorização de funcionamento dessas empresas, para as operações e para o controle do desmonte e da revenda de peças usadas. O projeto prevê também as infrações e sanções administrativas aplicáveis.

De acordo com a proposta, as empresas de desmonte devem ter autorização para funcionar e obter a certificação junto ao Inmetro. O projeto também determina que os veículos destinados à desmontagem sejam apenas os provenientes de acidente de trânsito, os que estiverem no final da vida útil e os retirados de circulação por dívidas com o Estado devido a impostos ou multas em atraso.

As peças de reposição usadas que forem comercializadas deverão ser marcadas e ter uma identificação para permitir rastrear o veículo de procedência. Caso o PLS 617/2011 vire lei, os departamentos de trânsito de cada estado e do Distrito Federal – Detrans – deverão implantar o sistema de integração das informações dos veículos desmontados e das peças usadas a serem comercializadas.

Na justificação da proposta, o senador Romero Jucá ressalta o aumento do número de furtos e roubos de veículos no país e a ligação desse crime com a comercialização de suas peças no mercado, por meio das oficinas ilegais de desmonte.

“A regulamentação da atividade de desmonte, da comercialização de peças de reposição usadas e destinação das sucatas, além de reduzir a criminalidade e promover maior segurança para a população, beneficiará o consumidor, que poderá confiar nos estabelecimentos de revenda”, afirma.

O senador também prevê a geração de empregos e a proteção do meio ambiente e da saúde pública, pois o projeto apresenta regras específicas para o descarte de materiais, líquidos e fluidos de veículos automotores que possuam potencial lesivo ao meio ambiente.

O autor do PLS 617/2011 se baseou ainda no exemplo de outros países que passaram a regulamentar a atividade.


Segundo Jucá, a Argentina, após um ano de criação dos desmontes legais, reduziu em 50% o índice de roubo de automóveis. Apesar de já existirem leis estaduais que tratam do mesmo assunto, o senador ressalta a necessidade de uma lei federal para trazer mais uniformidade e maior controle.

 

Extraído de JusClip

Notícias

Mais uma revisão polêmica na Lei do Inquilibato

Mais uma revisão polêmica na Lei do Inquilibato A primeira atualização da Lei do Inquilinato (8.245/91) acabou de completar um ano com grande saldo positivo, evidenciado principalmente pela notável queda nas ações judiciais por falta de pagamento do aluguel. (Outro efeito esperado era a redução...

Recebimento do DPVAT exige efetivo envolvimento do veículo em acidente

24/02/2011 - 08h08 DECISÃO Recebimento do DPVAT exige efetivo envolvimento do veículo em acidente É indevida a indenização decorrente do seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o DPVAT, se o acidente ocorreu sem o envolvimento direto do veículo. A decisão é da...

Função delegada

  Vistoria veicular por entidade privada não é ilegal Por Paulo Euclides Marques   A vistoria de veículos terrestres é atividade regulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em atendimento ao disposto nos artigos 22, inciso III, e artigos 130 e 131 do Código de Trânsito...

Compreensão do processo

  Relações de trabalho exigem cuidado com contrato Por Rafael Cenamo Juqueira     O mercado de trabalho passou por determinadas alterações conceituais nos últimos anos, as quais exigiram do trabalhador uma grande mudança de pensamento e comportamento, notadamente quanto ao modo de...

Portal da Transparência

CNJ lança Portal da Transparência do Judiciário na internet Quinta, 20 de Janeiro de 2011     Informações sobre receitas e despesas do Poder Judiciário federal estão disponíveis no Portal da Transparência da Justiça (https://www.portaltransparencia.jus.br/despesas/), criado pelo Conselho...

Dentista reclama direito a aposentadoria especial

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 Cirurgião dentista que atua no serviço público de MG reclama direito a aposentadoria especial Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Reclamação (Rcl 11156) proposta pelo cirurgião dentista Evandro Brasil que solicita o direito de obter sua aposentadoria...