TV Recivil: Adoção

TV Recivil: Adoção

Publicado em: 24/08/2015

No Brasil existem atualmente mais de cinco mil crianças aguardando pela adoção, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção. O que pouca gente sabe é que, ao ser adotada, uma criança tem os seus documentos substituídos.

A adoção representa  o rompimento de todo o vínculo jurídico entre a criança ou adolescente e sua família biológica.

Quando o processo de adoção é concluído, o registro de nascimento original é cancelado. Um novo registro é feito no cartório de registro civil das pessoas naturais, com os dados indicados pelos pais adotantes. O primeiro registro de nascimento é cancelado, como se nunca tivesse existido.

Não pode constar em nenhum documento da criança adotiva qualquer registro da adoção. É importante lembrar que os filhos adotivos têm os mesmos direitos e garantias dos filhos biológicos, inclusive quanto à herança.

Assita o vídeo

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Notícias

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido 12/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do Migalhas) Atualizado em 13/02/2025 Um homem conseguiu no Superior Tribunal de Justiça – STJ o reconhecimento da filiação socioafetiva entre ele e seu pai já...

STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil

Avançada X Qualificada STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil José Higídio 12 de fevereiro de 2025, 12h48 Para a relatora, a assinatura avançada é equivalente à firma reconhecida por semelhança, enquanto a qualificada seria a firma reconhecida por autenticidade. É...